segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Quando?

Quando é que ela vai parar de se tentar arranhar?
Quando é que se vai aperceber que as mãos que fazem aquilo á sua carinha são dela?
Quando é que eu vou parar de andar dia e noite em cima dela para ver se não enfia as unhas nos olhos?

Faz-me uma aflição...

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Infância

Todas as fases da vida de uma pessoa são importantes.
Tanto a infância, a adolescência e a fase adulta como, posteriormente, a 3ª idade.
Mas se tivesse que eleger uma como a mais importante, seria sem dúvida a infância.

Uma pessoa que tenha tido uma infância feliz, já tem meio caminho andado para ser um adulto equilibrado, mesmo que depois a vida lhe pregue algumas partidas e as fases posteriores fiquem longe da felicidade outrora sentida, poderá sempre agarrar-se ás maravilhosas recordações de infância!
Enquanto que, mesmo que todas as outras fases sejam estupendas, se a infância não foi como, supostamente, qualquer criança merece, ficará para sempre, aquele trauma, aquela insegurança, aquele vazio no coração.

Para uma infância feliz, é apenas necessária uma coisa, o amor!
Muito, muito amor da mamã e do papá, dos avós atenciosos, e dos tios e tias que estragam a criança com tanto mimo! Amor dos primos, e as suas brincadeiras e, se possível, amor de irmãos (isto seria o ideal)!

Na vida da Beatriz, sei que terei muito mais controle sobre ela, sobre o que ela faz (e, principalmente, sobre o que lhe fazem) na fase da infância, porque depois.... bem, nem quero pensar!

Por isso,e por considerar esta fase tão importante, já tenho algumas coisas idealizadas:
Quero que a infância da Beatriz tenha toda a magia característica desta fase e, como tal, ela irá acreditar no Pai Natal, na Fada dos Dentes, no Coelhinho da Páscoa, etc.
Farei também (aproveitando enquanto pode) com que acredite que as pessoas são boas por natureza (O Mito do Bom Selvagem de Rousseau, porque não?), e que nada nem ninguém irá afectar a sua segurança, o seu bem-estar, o seu sono descansado.
Até uma certa idade (por definir) acho que esta ingenuidade só tem vantagens. Não vejo motivo para mostrar-lhe tão cedo o mundo em que vivemos, que há pessoas que fazem mal a crianças (não vou entrar em promenores) e que o Pai Natal não existe.
Claro que, com o passar dos anos (também por definir) irei, com calma, mostrar-lhe que as coisas não são bem assim, e prepará-la, pois há uma altura em que essa ingenuidade só irá trazer consequências negativas. E aí acabará toda a magia da infância.

Sei que muitos são da opinião que não se deve mentir ás crianças, e eu concordo, até um certo ponto. Claro que não vou entrar em histórias de cegonhas que vieram de Paris, mas acho que há que fomentar alguma magia enquanto se pode. Não lhe vou dizer que o mundo é perfeito, mas também não lhe mostrarei tão cedo que há tanta maldade, tanta demência.
Há que haver um equilíbrio, e vou tentar encontrá-lo.
Sei que muitas crianças ficam ressentidas quando descobrem que os pais lhes mentem, mas penso que ficam mais chateadas por descobrirem que o Pai Natal não existe, do que por haver guerra no Iraque. E, muita informação numa idade precoce, poderá fazê-la sentir-se insegura.
Como lhe posso responder a certas perguntas sem lhe mentir e sem que se sinta triste?! Nem sempre a verdade é o melhor remédio...

- Mãe, podes morrer a qualquer momento?
Resposta verdadeira: Sim, posso ter um acidente, ser atropelada, atingida por uma bomba ou ter um AVC.
Resposta que darei: Não, vamos ficar sempre juntas.

-Mãe, as crianças em África vão morrer de fome?
Resposta verdadeira: Sim, muito provavelmente! Não digo todas, mas a maior parte vai. E as que não morrerem de fome, vão morrer de doenças, como a Sida, a Malária, etc.
Resposta que darei: Não, porque nós, e muitas mais pessoas, enviamos sempre que podemos comida para África, pelo Banco Alimentar contra a Fome, ou outra instituição, e vamos ajudando enquanto a situação não se resolve (!).

-Mãe, porque é que esta guerra existe?
Resposta verdadeira: (Nem eu sei, mas vamos tentar...) Porque as pessoas são estúpidas, mesquinhas e gananciosas, e matam inocentes para conseguirem mais meio litro de petróleo ou para mostrarem que Deus não se chama Deus, mas sim Alá, e que é o Corão que diz a verdade, não a Bíblia, e muito menos a Tora, como se isso interessasse para alguma coisa, pois cada um acredita naquilo que entender, e ninguém tem nada que impingir religiões uns aos outros. Ah, e também porque, pelo que parece, não se pode fazer desenhos com o profeta deles, que eles não querem.
Resposta que darei: Porque os Estados Unidos querem muito garantir o cumprimento dos Direitos do Homem no Iraque. (Ah!Ah!Ah! Será que pega?!)

É claro que, mesmo quando ela tiver idade para ouvir a verdade, estas nunca seriam as minhas respostas (que trauma, coitada!), mas há certas coisas que nem da maneira mais suave e cuidada se pode dizer a uma criança pequena.

E eu, só quero que a minha princesa seja feliz.

terça-feira, fevereiro 21, 2006

1 mês e 4 dias

A Bia está cada dia mais acordada para o mundo...
Fica sempre muito atenta quando falamos com ela, sorri imenso (ainda não percebi se são reflexivos ou não...), já vai tentando palrar e está cada dia mais bonita! Não é por ser minha filha, mas está mesmo!!

O dia-a-dia nunca é igual, não posso fazer planos com muita antecedência e practicamente não tenho tempo para nada... Para terem uma ideia, ando há quase uma semana para cortar as minhas unhas, mas ou não tenho tempo, ou esqueço-me, ou "fica pr'amanhã!"
Mas de hoje não passa...

O Sono
Eu andava toda contente e vaidosa porque a Beatriz dormia sempre as horas certinhas, dormia mais de noite que de dia, e dps de mamar adormecia logo, etc...
Mas a Bia trocou-me as voltas nas últimas duas noites.
Na noite passada dormiu desde as 00.00 até ás 6h45! Eu nem acreditei, e fiquei o dia todo a pensar se não me teria levantado sem me lembrar. Mas não, não me levantei mesmo!
Esta noite foi ao contrário, com a princesinha a acordar de 2h30 em 2h30 para comer... Nunca me tinha levantado tantas vezes de noite... o que vale é que adormecia logo de seguida, e eu voltava prá cama!
Vamos ver como corre hoje...
De resto, continua o dia todo de olho bem aberto... dormindo apenas 15 ou 20 minutos de vez em quando, e ao colo... porque assim que a meto no berço abre os olhos e manda-me a mim dormir!!
Mas de noite isto já não acontece, meto-a no berço e adormece em alguns segundos! Ás vezes refila um bocado, mas acaba por adormecer.

O leitinho
Nisto vamos bastante bem, como já vai sendo hábito!
Tal como no sono, de noite é certinha (ou era, até á duas noites atrás!), mas de dia, quer comer a toda a hora, sem nenhum intervalo regular que me possa dar uma pista sobre quanto tempo me posso demorar no banho, ou a almoçar. A qualquer momento ela vai querer comer!
Não sei porquê, mas desde há uns três dias que me dói (a direita) quando ela mama... não é nada do outro mundo, mas custa um bocadinho.
Não é suposto doer, visto que a amamentação está estabelecida, pois não?
De resto, corre tudo ás mil maravilhas...
Adoro dar-lhe de mamar! Por mim não o deixo de fazer tão cedo, e isso deixa-me animada, pois a minha meta de amamentar em exclusivo até aos 6 meses parece ser mais fácil de alcançar do que eu pensava...
Só espero que continue tudo a correr bem, para poder continuar durante muitos meses com estes momentos que são só nossos!
É bom senti-la tão aninhadinha em mim! É bom ver como sossega quando a chego perto do meu peito e ela já sabe que vai mamar! Adoro quando ela fica a olhar para mim enquanto mama, sinto que está bem, segura e feliz!
Pura e simplesmente adoro estes momentos entre nós!

A muda da fralda
É aqui que as pernocas da Bia (lindas, por sinal!) soltam toda a sua energia...
Tenho de perder a mania de lhe dar beijinhos nos pés quando ela está sem meias, ou arrisco-me a levar um valente pontapé no queixo! Já tive bem perto... mas não dá para resistir!
Antes a Bia fazia uma guerra tremenda para mudar a fralda, mas agora já não.
Só se tiver fome, aí sim, nada (nem a chucha) a vai fazer parar de chorar!
Não sei porquê, mas é normalmente quando lhe mudo a fralda (se for de noite então, é certinho!) que ela fica mais desperta, palra imenso e ri-se para mim! Ás vezes tou imenso tempo a falar com ela, a meter-me com ela, a passar-lhe a chucha na boca (ás vezes resulta) e ela nem um gritinho me manda... Se lhe mudar a fralda começa logo o "diálogo"!
Enfim, mas amorosa, mesmo! Sempre!
Deixei de ter este problema graças á Margarida. Amiga, brigada pela dica dos "salva-camas", dá mesmo um jeitão e, como tu bem disseste, já não quero outra coisa!

Cortar as unhas
Aqui temos um problema... eu nunca lhe cortei as unhas... Só limei!
E se cortar é dificil (não sei, mas deve ser!), limar também não fica atrás...
Não pode ser enquanto dorme, porque ela acorda, e enquanto está acordada nem se fala...
Por isso tem mesmo de ser ás prestações... já chegou a estar um dia inteiro com uma mão limada e a outra por limar... e quando tinha que levar alguma á cara escolhia a que ainda não tinha sido limada... Claro! Porque não?!
Enfim, é uma aventura limar as unhas á Beatriz!
Se calhar vou experimentar cortar-lhe as unhas, pode ser que dê mais jeito, ou que ela não acorde! Sim, porque o "crr...crr...crr" da lima não dá hipótese!
Quando ela tem as unhas grandes e eu ainda não as limei, a solução é pôr-lhe umas meias nas mãos a fazer de luvas...
Faz-me tanta impressão quando ela se arranha, só me apetece amarrar-lhe as mãos... Fogo, mete-me tanta pena! É que ela enfia, literalmente, as unhas nos olhos... E depois chora, porque "alguém" a magoou... Pois!

Alergias
A Beatriz está com uma alergia na cara, na cabeça e no pescoço.
São umas borbulhinhas muito pequeninas e vermelhas.
Quando lhe começou a aparecer (no domingo), pensei no que é que eu teria comido... e não foi preciso pensar muito... Nesse dia tinha comido chocolate... Duas enormes fatias de um delicioso bolo de chocolate.
Fiquei cheia de remorsos. Ainda mais porque já me tinham avisado para não comer, mas nunca pensei que lhe fizesse alergia... tadinha!
Nesse dia á noite, lembrei-me de outra coisa que tinha comido e que também podia ser a causa: pão de deus (que têm côco!).
Por isso, e como não sei qual dos alimentos foi, já não como nem uma coisa nem outra...
Só espero que lhe passe rápido.

E ela está tão linda... nem acredito!
É tão bonita a minha filha! :D

Obs:Acho que esta fase da baba não me vai passar tão cedo!

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

1 mês!!!

Nem acredito...
Já passou um mês desde aquele dia maravilhoso! (tenho as melhores recordações possíveis do parto da Beatriz!), a minha boneca já tem um mês inteiro de vida...
Poça...

E está tão linda... está inacreditavelmente bonita! Está simplesmente maravilhosa! Ela é um doce, uma ternura, e meiguinha que só ela! Tem o sorriso [reflexivo] mais bonito do meu mundo, ela é tão sossegadinha, está sempre tão em paz! E é tão bom, porque sei que ela é feliz, que eu a faço feliz! Tem umas bochechas gordinhas e lindas, e fofas, e muito macias! É a coisinha mais bonita do mundo! Ela é fantástica, simplesmente linda! Faz tantas caretas, e imensos sons... e quando ela se espreguiça?! Beeemmm... só apetece apertá-la!!E começo a desconfiar que os sorrisos reflexivos dela já não são assim tão reflexivos... (ainda deve ser muito cedo, né?! Mas apesar dela ainda se rir á toa [inclusivé quando dorme], já se ri quando o Tiago ou eu fazemos palhaçadas... E não me parece coincidência... Ai, sei lá!). Opah ela é tão fofinha, dou-lhe tantos beijinhos, tantos miminhos... Ela é linda! Linda!

Epah... já chega!!

Voltando á terra:
Hoje tivémos consulta no pediatra! A Bia está bem e recomenda-se.
Pesa 4.090 kg (ena!ena!), mede 52,6 cm, e tem 37,6 cm de perímetro cefálico (é um bocado cabeçuda! Mas uma cabeçuda linda!!)!
A consulta correu bem, e o Tiago e eu fartámo-nos de babar com tantos elogios que fizeram á Beatriz.
Que era linda, muito esperta, muito gordinha, com umas bochechas muito fofas... (ok! parou!)

Fiquei, uma vez mais, aliviada, por ver que ela está a engordar bem, e que o meu leite é bom e mais do que suficiente... E que venham mais cinco meses destes, pois quero evitar dar-lhe qualquer outro alimento antes dos 6 meses. Só espero conseguir...
Falei com uma enfermeira sobre a vacina Prevenar, que estava a pensar dar-lhe aos 3 meses. Ela disse que achava que não seria necessário dar tão cedo, visto que a Bia só vai para o infantário por volta dos 9 meses e que, portanto, estaria mais resguardada.
Sendo assim, por volta dos 8/9 meses, vou comprar essa vacina, e ela já nem vai ter que tomar tantas doses (apenas três).


Não está tão linda? Bom... é só baba aqui para estes lados!

Queria só deixar uma palavrinha de apoio á Carina que está, neste momento, a passar por uma altura difícil. Amiga, isso vai passar, estamos aqui para isso! Um beijinho para ti :D

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Amanhã...

... a minha bonequinha faz 1 mês!!

Poça, passou rápido!
Ela está cada dia mais bonita, mais simpática, mais "faladora" (principalmente de madrugada!), enfim... e tem uma mãe cada dia mais apaixonada por ela!

Ela já começa a perder um bocadinho de cabelo á frente, já não lhe posso dar muitos beijinhos na cabeça porque fico com a boca cheia de cabelos dela... e também os espalha pela mantinha, pela fralda de pano, pelos lençóis... é cabelo da Bia por todo o lado!
E amanhã também temos a consulta do 1º mês...
Pelas minhas contas, ela já deve ter passado dos 4 kg e, pela medição caseira, já está com 52 cm.
Amanhã trarei os dados oficiais!

P.S: Tenho imensas fotos giras da Bia mas, não sei porquê, não as consigo pôr no blog... :\

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Consciencialização

Confesso que antes tinha algumas dúvidas, sobre se seria capaz de cuidar da Beatriz.
E sei que muita gente á minha volta pensava o mesmo... pensavam que estaria constantemente a recorrer a alguém, a pedir ajuda, a perder a cabeça por não saber o que ela tinha, enfim... A não dar conta do recado!
Isto porque era nova, inexperiente, porque sempre fui muito impaciente, e até nunca liguei muito a crianças.
No entanto, dei por mim a, de um momento para o outro, saber o que fazer, e quando fazer! Eu conheço cada choro da Beatriz, distingo-os perfeitamente (salvo raras excepções a meio da noite!), e isso permite-me acudi-la de imediato.
Isso faz com que ela e eu tenhamos uma relação [ainda] mais próxima... Isso faz-me sentir bem!

O facto de muita gente achar que eu ia precisar de muita ajuda, fez com que, ao longo da minha gravidez, se preparassem para isso mesmo, para me ajudar!
Já estavam convencidos(as) de que eu não iria passar sem eles(as), e qual não é o espanto, quando eu não só não peço ajuda, mas como a recuso quando ma oferecem...

Sim!! Apoderou-se de mim um sentimento de puro egoísmo em relação aos outros...
E não é para provar nada a ninguém, nem é por orgulho, não é mesmo! (Dado o meu feitio, isso é o que seria de esperar!)
Apenas gosto de ser eu a fazer as coisas... gosto de ser eu a adormecê-la, a mudar-lhe a fralda, a dar-lhe banho, a estar com ela ao colo...
Gosto de ser eu a fazer tudo!
Mesmo que esteja cheia de sono, a morrer de cansaço e de dor nas costas (últimamente, é todos os dias...), eu faço!! Eu faço!!!

Penso que esteja a ter uma atitude um pouco infantil, e egoísta. (não penso, estou mesmo!)
E sei que, posso até vir a magoar algumas pessoas (se é que já não o fiz...), mas não me consigo conter.
Apenas aceito a ajuda do Tiago, e também não é sempre...
Não sei o porquê desta minha atitude... só sei que posso vir a perder muito com isto...
Talvez, um dia, eu precise de ajuda e oiça um "Olha, faz tu!" bem merecido...

Custa-me estar a partilhar a minha filha...
Durante nove meses ela foi só minha...
Agora, com 27 dias, já está muito desperta, já ri muito, já começa a fazer uns sons tão engraçados...

E, para os outros, já não só "come e dorme", já começa a "ter a sua piada"!
E já todos querem pegá-la ao colo (que é só meu), e brincar com ela (como só eu faço), e querem que ela se ria para eles (como só ri para mim...)!
E, normalmente, consigo ser muito "desmancha-prazeres", chegando mesmo a adormecê-la antes das visitas chegarem...

Ela está a crescer, e vai crescer mais ainda de dia para dia...
E eu tenho que meter isso na cabeça.
Ela vai começar a palrar (já vai tentando!), a rir, a sentar, a gatinhar, a andar...
Irá, muitas vezes, querer o colo de outras pessoas...
E eu tenho que meter isso na cabeça..

De dia para dia, a minha filha é menos minha, e mais do mundo... mais dos outros!
Como eu queria poder pô-la novamente na barriga, e tê-la só para mim... para sempre!
Queria poder ser só eu a ver todos os sorrisos, todos os sons, todas as gargalhadas... ficar assim, a vida toda, apenas a olhar para ela, a vê-la crescer...

Tenho vergonha de estar a pensar (e a agir) assim, e nada como publicá-lo, para perder a vergonha e mudar de atitude.

É que o meu egoísmo não é só em relação aos outros... é com a Beatriz também! Estou a privá-la da família, do contacto com os outros... E, se agora ela não nota muita diferença (ou será que nota?), daqui a algum tempo (não muito) irá notar... e sei que irei prejudicá-la!
Talvez, vocês que estão desse lado a ler, não me entendam... se nem eu me entendo...
Ou talvez até já tenham passado por algo semelhante...

Foi só um desabafo...
O blog é para isto mesmo!

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Uma ajudinha...

Lembrei-me de aproveitar o blog para obter algumas [boas] ideias para o meu trabalho de Marketing...

O tema é o seguinte:

"Como se pode explicar que peças de teatro consideradas pelos seus autores, intérpretes e críticos, como intelectuais e culturalmente mais importantes e bem construídas, raramente consigam esgotar, mais do que uma noite, teatrinhos experimentais com cerca de 100 lugares?"

Aceitam-se sugestões!

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Xixis e Cocós!

Hoje fomos pesar a minha criança!
Já tem 3,830 kg!
Nem imaginam o quanto isto me deixa feliz, sério!
E dia 17 (quando ela faz um mês!) temos a consulta do 1º mês (no dia certo, pelos vistos!!).

Mudando de assunto:
Não sei porquê, mas tenho sempre a pontaria de lhe mudar a fralda quando ela ainda "vai a meio"! E já por diversas vezes, naquele microsegundo em que lhe tiro a fralda suja para pôr a nova, e ela já não tem a suja mas também ainda não tem a nova, é quando ela resolve acabar o que na verdade ainda não tinha acabado. Embora eu não soubesse...
E foram muitas as fraldas "novinhas em folha" que foram para o lixo sem que eu sequer tivesse descolado as abas.
E parece que ainda não aprendi!
Ontem, foi o cúmulo... Estava a mudar-lhe a fralda e acontece o mesmo de sempre.

- "Bom, desta vez até foi xixi! Menos mal!" (totó, para não variar!!)

Começo a preparar as toalhitas para absorver o xixi quando ela faz cocó!
Mas... não foi um cocó qualquer! Foi um Sr.Cocó, que saiu disparado, em jacto, direitinho ao meu pijama, á mantinha que estava por baixo dela e chegou á cama. Claro que do chão nem falo.

Obs: Alguém sabe o que se passou com a Carla? Não consigo entrar no blog dela... Será que ela o encerrou?

Questionários

Este, que foi-me passado pela Margarida :

Quatro empregos que já tive na vida:
- Inquéritos na rua (durante uns dois meses, era muito cansativo mas muito bem remunerado!)
- Empregada de balcão (também só uns dois ou três meses, num café que a minha mãe teve)
- Telefonista de Call-Center (foi neste Verão, durante quase quatro meses)
- e é só!

Quatro filmes que posso ver vezes sem conta:
- Qualquer um do Harry Potter (adoro, sei lá!)
- O Pianista, a Lista de Shindler, e qualquer outro relacionado com a 2ª Guerra Mundial
- e agora não me lembro de mais nenhum.

Quatro sitios onde vivi:
- Em Cascais
- No Estoril ( e em S.João do Estoril e em S.Pedro do Estoril)
- em Sintra
- em Lisboa (agora!)

Quatro séries televisivas que não perco: (tenho perdido, mas enfim!)
- Lost
- O Sexo e a Cidade
- C.S.I.
- The O.C.
- Desperate Housewives
- e mais ainda...houvesse tempo!

Quatro sitios onde estive de férias:
- Londres (adorei, amei, quero voltar!)
- Paris
- Luxemburgo (vivia lá, se pudesse! Talvez até possa...)
- Madrid

Quatro dos meus pratos preferidos:
- Esparguete á bolonhesa (e qualquer comida italiana)
- Bifinhos de peru com cogumelos e molho de natas (e arroz branco, também!)
- Tudo o que tiver couves...
- Tudo o que tiver natas e queijos...

Quatro Websites que visito diariamente:
- Google (para tudo e mais alguma coisa!)
- Hotmail
- alguns Blogs

Quatro sítios onde gostaria de estar agora:
- Eu até estou bem aqui, está quentinho, estou com o Tiago e com a minha princesa... não há sitio melhor!

Quatro bloggers que desafio a fazer este questionário:
- Não desafio ninguém!


E este, que ninguém me passou, mas apetece-me fazer:

5 Hábitos estranhos:
1-Faço a cama todos os dias, sem falhar! Pode até ficar o dia todo a "arejar", porque de manhã a preguiça é muita, mas nem que seja 5 minutos antes me deitar, faço a cama!
Sou incapaz de me deitar se a cama não tiver toda bem feitinha, com os lençois bem esticadinhos e toooooda direitinha!
E chego a acordar de noite porque os lençóis estão tortos e não consigo dormir assim.
O Tiago passa-se com isso...
2- Como queijo fresco com açúcar, em vez de sal. (talvez até nem seja assim tão estranho...)
3- Bebo leite todos os dias. Sou incapaz de sair de casa sem beber leite (incapaz como quem diz, né? Se tiver mesmo que ser até saio, mas podem ter a certeza que ninguém me atura o dia todo!), e também não durmo muito bem se não beber leite antes de me deitar (agora, a acordar duas vezes durante a noite, os pacotes de leite têm voado!).
E se puder beber (várias vezes ao dia) em canecas de cerveja (0,5L) ainda fico melhor!!!
E outra coisa, mesmo quando me levanto tarde, podem até faltar só 10 minutos para almoçar, mas bebo leite á mesma...
Leite é a primeira e última coisa que me entra no estômago!
Há quem fume, há quem beba, há quem se droge... o meu vício é este: Leite!
4- Tenho o hábito de contar as coisas (esta é muito maníaco-depressiva!), sempre que posso ponho-me a contar, sejam os sinais da rua, as letras de um anúncio num placar, os "tracinhos brancos" que dividem as estradas, os azulejos numa divisão da casa, os degraus de uma escada enquanto a subo, os carros que passam por mim enquanto conduzo, etc.
E já cheguei ao ponto de, quando era beeeem mais nova, tentar contar as pedras da calçada enquanto andava. Claro que desistia facilmente.
Ah! E detesto ser interrompida enquanto estou nas minhas contas...
E eu que até nem sou de números...vá-se lá entender!
5- Preparo sempre a comida antes de a comer.
Por exemplo, se é ovo cozido, com peixe, batatas, cenoura e couves: Preparo o peixe todo (e tiro logo as espinhas e peles do prato), parto o ovo, as batatas, ponho a cenoura de parte (não aprecio cenoura!) e parto as couves. Depois misturo tudo e faço uma espécie de papa.
A esta altura já o Tiago vai a meio, mas normalmente eu acabo de comer primeiro que ele, porque depois de "preparada" é só mastigar!!
Retiro sempre toda e qualquer gordura visível da comida (e invisível também segundo parece!)e, muitas vezes, tiro também um bom bocado da carne que estava á volta do pedaço de gordura, porque esteve em contacto com aquilo, e faz-me impressão.
Se tiver muita gordura, ou muitos nervos, o mais provável é pôr todo o pedaço de carne de parte.

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Simplesmente linda a minha boneca!!


Já tem 22 dias, e a cada um que passa estou mais apaixonada, mais enternecida e mais determinada em fazê-la feliz!
Sinto-me privilegiada por poder acompanhar o crescimento dela, e por ter a importância que tenho e vou sempre ter na vida dela!
Estou a adorar cada bocadinho, e farto-me de tirar fotografias, porque não quero, não posso e não vou, esquecer um só segundo passado ao lado dela.
Não cabe em mim tanta felicidade! Posted by Picasa

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Neste sábado

...pela primeira vez, separei-me da minha boneca.
Fui renovar o stock de fraldas e toalhitas, e deixei-a com a minha mãe. Não demorei nem uma hora, mas custou-me muito. Senti-me ... vazia!
Enquanto estive sem ela, dei por mim a pôr a mão na barriga (que, felizmente, já não existe!), e sentia-me estranha: já não estava grávida, e também não tinha a minha bebé comigo.
Foi um alívio chegar a casa da minha mãe e vê-la.
E foi um alívio ainda maior saber que ela dormiu o tempo todo.
Ela nem se apercebeu que eu tinha saído, e ainda bem.

E ontem, ganhei coragem e pesei-me.
Eu nunca liguei muito ao peso (em kg), porque tanto me faz pesar 50 ou 60, desde que me sinta bem comigo.
Visto que não me sinto bem com o corpo, pensei que, se já não pesasse 70 quilos, tavez me animasse.
Não serviu de muito.
A Beatriz tem 3 semanas (feitas hoje), e eu ainda tenho 62 kg, ou seja, faltam 6!
Eu até não me sinto gorda, mas tou disforme. Acho que tou muito direita.
Barriga, nem vê-la, e o rabo parece que foi prós lados (leia-se coxas).
Por isso tenho que perder 6 kilos, 6 cm em cada perna (no mínimo) e também um bocadinho de ancas (será que voltam ao sítio?).

Mas também, para a Beatriz vir tão bonita e tão perfeita, tinha que deixar factura, né?!

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Adoro! Adoro! Adoro!

Adoro olhar para ela enquanto dorme.
Adoro que adormeça no meu colo.
Adoro quando ela sonha, e oiço uns sons (não sei explicar) que me fazem sorrir, mesmo que [eu] esteja practicamente a dormir.
Adoro quando ela está a mamar e, de vez em quando, olha para mim.
Adoro quando boceja.
Adoro quando se espreguiça, e estica o pescoço todo, cerra as mãos e eleva os braços, tal e qual como nós!
Adoro quando as mãozinhas dela brincam uma com a outra.
Adoro o nariz dela, que está [quase] sempre frio.
Adoro aquela ruga amorosa que ela tem na testa.
Adoro quando a ponho para arrotar, e lhe vou dando festinhas na cabeça, com a mão toda.
Adoro os pés dela, e adoro dar-lhes beijinhos e vê-la a encolher os dedinhos minúsculos, porque tem cócegas!
Adoro as orelhas dela, são pequeninas e absolutamente perfeitas.
Adoro dar-lhe beijinhos na cara toda, e vê-la a fazer caretas.
Adoro vê-la a encolher-se toda quando lhe dou beijinhos no pescoço!
Adoro quando ela, com fome, vira o pescoço todo para um lado e, a abrir e fechar a boca, procura o meu peito!
Adoro quando ela dá estalinhos com a língua.
Adoro os sorrisos que faz, assim de vez em quando!
Adoro os olhinhos dela, bem abertos, logo que acorda!!
Adoro quando ela segura a argola da chucha, e deixa-se ficar assim.
Adoro quando ela dorme com as perninhas cruzadas!
Adoro ouvi-la a engolir o leite e ver o queixinho dela "a dar a dar" enquanto mama.
Adoro ver o beicinho que faz quando lhe estou a mudar a fralda (ela não gosta nada), e aquele choro miudinho (assim "hhhuuuu hhuuuu"), que só acaba quando lhe pego ao colo.
Adoro o cabelo dela, que fica sempre todo em pé, tipo crista, quando acabo de lhe dar banho.
Adoro as sombrancelhas dela, que ainda mal se notam.
Adoro as pestanas dela, que são enormes!!
Adoro quando ela faz bolhinhas com a boca!
Adoro quando ela adormece a mamar, e fica com a boca aberta.
Adoro as bochechas dela, muito rosadinhas e rechonchudas!!
Adoro quando ela abre e fecha muito os olhos, enquanto se tenta habituar á luz!
Adoro vê-la com aquela chucha enorme que, enquanto ela vai chuchando, lhe bate no nariz e no queixo, e lhe tapa uma boa parte das bochechas!
Adoro quando ela está quase a adormecer e, com as duas mãos, agarra um dedo meu, e só o larga quando adormece.
Adoro quando os olhos dela se encontram com os meus, e eu percebo que ela já me conhece.
Adoro quando ela, no colo do pai, ouve a minha voz, e me procura!
Adoro quando ela não consegue pegar na maminha á primeira, e fica a tentar mamar assim mesmo, fazendo uns sons, assim como se me tivesse a dar beijinhos!
Adoro ter que lhe tirar as meias quando lhe mudo a fralda, porque ela ás vezes mete os calcanhares no rabo!
Adoro o umbigo dela, que já está perfeitinho e é lindo!
Adoro os pelinhos clarinhos que ela [ainda] tem nos ombros e braços.
Adoro, quando ela perde a chucha, ficar a vê-la a tentar apanhá-la sozinha (muitas vezes consegue!) antes de chorar para lha dar.
Adoro quando ela tem soluços! (mas ao fim de algum tempo começa a fazer-me aflição)
Adoro quando ela se assusta (geralmente porque o Tiago espirrou!), e estica muito os braçinhos.
Adoro a pele dela, inacreditávelmente macia.
Adoro o cheiro dela, indescritível!
Adoro dar-lhe festinhas enquanto ela dorme.
Adoro quando ela espirra!
Adoro dar-lhe colo!
Adoro olhar para as mãos dela, perfeitinhas, e vê-la com os dedos todos entrelaçados!
Adoro as caretas que ela faz, enquanto dorme.
Adoro a manchinha pequenina que ela tem na pálpebra direita, junto á cana do nariz e que, penso eu, é o seu sinal de nascença!
Adoro, quando ela está a dormir, ficar a ouvi-la a respirar.

... e muito, muito mais!

Adoro, pura e simplesmente, ficar a contemplá-la...
Ela é linda! É a minha boneca, a minha princesa!
Amo tanto a minha filha!!!

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Só uma coisa...

Eu reparei que quase todos os comentários se referiam ao facto de eu ter sido apelidada de "má mãe"!
Isso era mesmo o menos importante...
Sei perfeitamente que não o sou! E não estava (nem estou) insegura quanto a esse aspecto.
Amo a minha filha, e sei que ela está bem porque eu faço de tudo para que assim seja.
Nem por um segundo duvidei da minha capacidade de educá-la, de cuidar dela. Sei bem que sou capaz, e nunca, um comentário como o que me foi feito me iria fazer duvidar disso!
Esse tipo de comentários passa-me completamente ao lado, venham de quem vierem!
E, acreditem, nem dei importância, sequer!

Mas fiquei esclarecida quanto ao resto!
Obrigada.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Padrões de sono

Beeeeeeemmmmmmm!!!!
15 dias?! Já?! Meio mês?! Naaa...!
Não pode!!!
Poça!

E agora, um breve momento de pura baba da mãe:
A minha filha está tão linda!
Só vendo mesmo, porque as fotos não mostram nada!
E eu estou cada dia mais apaixonada, mais radiante com ela e com a nova situação!
E acho que me estou a safar bastante bem! Nasci para isto, sério!!
Fim

Agora, uma coisa que hoje me fez pensar:
Ela é sossegada e, por norma, muito certinha com as horas. Come de 4h em 4h e dorme nesses intervalos.
Até há uns 3 ou 4 dias atrás, ela dormia o dia todo, e depois chegava á noite e era até ás tantas...
Eu a cair pó lado de sono, e ela, com a pestana bem aberta, a dar "aqueles" gritinhos amorosos e a querer conversa pela madrugada fora.
Cheguei a aproveitar as sestas dela para dormir também, mas nunca era muito tempo, não punha o sono em dia, e estava mesmo a ver que mais uns dias assim e andava feita zombie.
Com a agravante de, quando ela estava acordada, eu não estar com muita disposição para grandes conversas, ou para brincar com ela, ou para despender "some quality time"!
E fazia-me impressão ela estar tão acordada e ter que estar a olhar para o ar, ou a ser embalada, quando estava fresquinha que nem uma alface para uma ou duas horas de muita brincadeira, muitos miminhos e exclusiva atenção.

Achei que não seria cedo demais para tentar trocar-lhe os horários.

Assim, fui tentando mantê-la mais acordada durante o dia, aos poucos.
Passei a deixar a luz acesa durante o dia (da janela não entra muita luz), a falar num tom normal, não a aconchegava tanto para dormir, e cheguei a pô-la a dormir na espreguiçadeira (mas só um bocadinho!). Mudava-lhe a fralda depois dela comer, para que ficasse bem acordada, e ia brincando com ela, mesmo vendo-a com um olho aberto e outro fechado.

A noite passada e esta noite, a minha investida deu frutos!
Ontem, deitou-se á 1h (é quando eu me deito, normalmente.), acordou ás 5h para comer, mudar a fralda e adormeceu de novo, com pouco esforço. Voltou a acordar ás 9h30 para comer, mudar a fralda, e passado uma hora (+/-) voltou a dormir, e foi quase até ao 12h30!
Isto para mim foi óptimo!
Depois ficou acordada umas duas horas, enquanto almoçávamos. Dormiu um pouco, e comeu! Agora está a dormir e, se for como ontem e anteontem, ela vai acordar por volta das 22h e vai ficar acordada novamente até á 1h.

Eu estava (estou!) bastante satisfeita com estes horários, e apesar de saber que não irão ser sempre assim, é suficiente para mim que ela durma mais de noite e fique mais acordada de dia.
E não é por egoísmo meu, por querer dormir mais tempo. Claro que isso também é um ponto a favor, mas a questão aqui é o tempo que eu passo a brincar com ela, a falar com ela!
É que aqueles sorrisinhos reflexivos amorosos têm de ser vistos com os dois olhos bem abertos!

A questão é que hoje, fui criticada, por estar a tentar mantê-la acordada durante o dia.
Ela estava meia a dormir, no meu colo, e eu a dar-lhe beijinhos (como dou a qualquer hora), e a meter-me com ela.
Fui criticada, pois parece que "ela tem de dormir quando lhe apetecer, ás horas que lhe apetecer e o tempo que lhe apetecer", e eu estava a "torturá-la", e era uma "má mãe"!
Isto magoou-me. Claro.
No que toca á minha filha, o meu orgulho (que ainda é muito) fica totalmente de lado, e pensei que talvez ainda fosse cedo demais para estar a tentar trocar-lhe os horários. Será que é?
Ela é realmente muito pequenina ainda.
Sinceramente não sei...

Depois de ouvir esta crítica, fui deitá-la. Talvez o "crítico" tivesse razão.
Ela acordou alguns minutos depois, toda desperta.
Eu bem sabia que ela não tinha sono :)

De qualquer maneira, gostaria de ouvir (ler) algumas opiniões.
Brigada.