terça-feira, fevereiro 21, 2006

1 mês e 4 dias

A Bia está cada dia mais acordada para o mundo...
Fica sempre muito atenta quando falamos com ela, sorri imenso (ainda não percebi se são reflexivos ou não...), já vai tentando palrar e está cada dia mais bonita! Não é por ser minha filha, mas está mesmo!!

O dia-a-dia nunca é igual, não posso fazer planos com muita antecedência e practicamente não tenho tempo para nada... Para terem uma ideia, ando há quase uma semana para cortar as minhas unhas, mas ou não tenho tempo, ou esqueço-me, ou "fica pr'amanhã!"
Mas de hoje não passa...

O Sono
Eu andava toda contente e vaidosa porque a Beatriz dormia sempre as horas certinhas, dormia mais de noite que de dia, e dps de mamar adormecia logo, etc...
Mas a Bia trocou-me as voltas nas últimas duas noites.
Na noite passada dormiu desde as 00.00 até ás 6h45! Eu nem acreditei, e fiquei o dia todo a pensar se não me teria levantado sem me lembrar. Mas não, não me levantei mesmo!
Esta noite foi ao contrário, com a princesinha a acordar de 2h30 em 2h30 para comer... Nunca me tinha levantado tantas vezes de noite... o que vale é que adormecia logo de seguida, e eu voltava prá cama!
Vamos ver como corre hoje...
De resto, continua o dia todo de olho bem aberto... dormindo apenas 15 ou 20 minutos de vez em quando, e ao colo... porque assim que a meto no berço abre os olhos e manda-me a mim dormir!!
Mas de noite isto já não acontece, meto-a no berço e adormece em alguns segundos! Ás vezes refila um bocado, mas acaba por adormecer.

O leitinho
Nisto vamos bastante bem, como já vai sendo hábito!
Tal como no sono, de noite é certinha (ou era, até á duas noites atrás!), mas de dia, quer comer a toda a hora, sem nenhum intervalo regular que me possa dar uma pista sobre quanto tempo me posso demorar no banho, ou a almoçar. A qualquer momento ela vai querer comer!
Não sei porquê, mas desde há uns três dias que me dói (a direita) quando ela mama... não é nada do outro mundo, mas custa um bocadinho.
Não é suposto doer, visto que a amamentação está estabelecida, pois não?
De resto, corre tudo ás mil maravilhas...
Adoro dar-lhe de mamar! Por mim não o deixo de fazer tão cedo, e isso deixa-me animada, pois a minha meta de amamentar em exclusivo até aos 6 meses parece ser mais fácil de alcançar do que eu pensava...
Só espero que continue tudo a correr bem, para poder continuar durante muitos meses com estes momentos que são só nossos!
É bom senti-la tão aninhadinha em mim! É bom ver como sossega quando a chego perto do meu peito e ela já sabe que vai mamar! Adoro quando ela fica a olhar para mim enquanto mama, sinto que está bem, segura e feliz!
Pura e simplesmente adoro estes momentos entre nós!

A muda da fralda
É aqui que as pernocas da Bia (lindas, por sinal!) soltam toda a sua energia...
Tenho de perder a mania de lhe dar beijinhos nos pés quando ela está sem meias, ou arrisco-me a levar um valente pontapé no queixo! Já tive bem perto... mas não dá para resistir!
Antes a Bia fazia uma guerra tremenda para mudar a fralda, mas agora já não.
Só se tiver fome, aí sim, nada (nem a chucha) a vai fazer parar de chorar!
Não sei porquê, mas é normalmente quando lhe mudo a fralda (se for de noite então, é certinho!) que ela fica mais desperta, palra imenso e ri-se para mim! Ás vezes tou imenso tempo a falar com ela, a meter-me com ela, a passar-lhe a chucha na boca (ás vezes resulta) e ela nem um gritinho me manda... Se lhe mudar a fralda começa logo o "diálogo"!
Enfim, mas amorosa, mesmo! Sempre!
Deixei de ter este problema graças á Margarida. Amiga, brigada pela dica dos "salva-camas", dá mesmo um jeitão e, como tu bem disseste, já não quero outra coisa!

Cortar as unhas
Aqui temos um problema... eu nunca lhe cortei as unhas... Só limei!
E se cortar é dificil (não sei, mas deve ser!), limar também não fica atrás...
Não pode ser enquanto dorme, porque ela acorda, e enquanto está acordada nem se fala...
Por isso tem mesmo de ser ás prestações... já chegou a estar um dia inteiro com uma mão limada e a outra por limar... e quando tinha que levar alguma á cara escolhia a que ainda não tinha sido limada... Claro! Porque não?!
Enfim, é uma aventura limar as unhas á Beatriz!
Se calhar vou experimentar cortar-lhe as unhas, pode ser que dê mais jeito, ou que ela não acorde! Sim, porque o "crr...crr...crr" da lima não dá hipótese!
Quando ela tem as unhas grandes e eu ainda não as limei, a solução é pôr-lhe umas meias nas mãos a fazer de luvas...
Faz-me tanta impressão quando ela se arranha, só me apetece amarrar-lhe as mãos... Fogo, mete-me tanta pena! É que ela enfia, literalmente, as unhas nos olhos... E depois chora, porque "alguém" a magoou... Pois!

Alergias
A Beatriz está com uma alergia na cara, na cabeça e no pescoço.
São umas borbulhinhas muito pequeninas e vermelhas.
Quando lhe começou a aparecer (no domingo), pensei no que é que eu teria comido... e não foi preciso pensar muito... Nesse dia tinha comido chocolate... Duas enormes fatias de um delicioso bolo de chocolate.
Fiquei cheia de remorsos. Ainda mais porque já me tinham avisado para não comer, mas nunca pensei que lhe fizesse alergia... tadinha!
Nesse dia á noite, lembrei-me de outra coisa que tinha comido e que também podia ser a causa: pão de deus (que têm côco!).
Por isso, e como não sei qual dos alimentos foi, já não como nem uma coisa nem outra...
Só espero que lhe passe rápido.

E ela está tão linda... nem acredito!
É tão bonita a minha filha! :D

Obs:Acho que esta fase da baba não me vai passar tão cedo!

6 Comments:

Blogger Nita said...

Fico tao contente por saber que a Bia está bem! Espero que essa alergiazinha passe depressa! :D Bjinhos e continuação de mt baba! :D

terça-feira, 21 fevereiro, 2006  
Blogger Carina said...

Olá Ana, folgo em saber que tudo está bem por esses lados! Quanto à mamoca direita te doer um pouco, é possível que estejas a criar uma greta ou uma mastite. De qualquer forma, mesmo que não seja nada, aplica Gretalvite no mamilo durido e não o tapes com o soutien ou disco de amamentação logo depois da Beatriz mamar. Deixa o mamilo secar ao ar. Sempre que puderes, aplica a pomada e deixa as mamocas ao ar. Com este frio (ainda está algum) é meio complicado, mas tenta fazê-lo pelo menos um tempito, por exemplo antes de ir dormir. Há também uma mezinha, que é colocares uma folha de couve portuguesa nessa maminha, pelo que já ouvi, resulta mesmo! É uma questão de experimentares, mas trata já do mamilo que te doi, antes que evolua para algo mais complicado.
Quanto às borbulhinhas, por vezes nem é do que tu comes... Quando eu saí do hospital o Diogo estava com umas borbulhitas que o Pediatra que lhe deu alta, disse serem normais para recém-nascidos e bebés pequeninos. Talvez não seja do que comeste... Beijinho.

quarta-feira, 22 fevereiro, 2006  
Blogger vespinha2005 said...

ola
vim ter ao teu blog atraves da Su
:)
primeiro que tudo parabens pela tua linda menina
em relação as borbulhas o meu paulinho as vezes tb tem e nao é do leite pk eu dou lhe biberon, a minha pediatra diz que é do calor, que as vezes nós temos a mania de meter mais umas meinhas mais uma mantinha e um casaquinho e eles não precissam ela disse me:
o bébé tem de ser vestido komo a mãe se tiveres frio e vestires um casaco ele tb precisa se tiveres calor ele tb tem e mandou me por um gel/creme suavizante "suavigel" é muito bom mesmo é tiro e queda se ele acorda com umas borbulhinhas meto o creminho e a noite já nao tem nada.
beijokas e felicidades.
Magy e Paulinho

quarta-feira, 22 fevereiro, 2006  
Blogger Loira said...

Olá Ana...
Qto ao facto de ela ter querido mamar de 2 em 2 horas pode ser um surto de crescimento... Costumam demorar 2 dias e, dps, volta ao normal.
O Zezinho tem alturas em q só se tranquiliza à mama.
Qto à mama dorida, como disse a Carina, o melhor é deixar o mamilo secar ao ar durante algum tento e põe um creme para as gretas... eu faço smp isto... e, às vezes, tb me dói, mas passa.
Eu corto as unhas ao Zezinho e tb nem smp csg cortar as duas mãos da mesma vez (corto smp com ele a dormir). Ele tb se arranha imenso :o(, mas não lhe tapo as mãos pq ele adora mexê-las.
Em relação às borbulhas, pode não ter sido nada do q comeste (embora 2 chocalates seja um bocadinho demais ;o)! O Zezinho tb tem de vez em qd essas borbulhas... ponho um bocadinho de pomada e passa. Umas brancas são normais nos recém-nascidos (O Zezinho teve e ainda tem 1 ou 2) - é uma reacção ao nascimento (julgo q se acontece no parto normal, q foi o nosso caso). O pediatra disse-me para eu comer de tudo, pq o Zezinho já estava habituado ao q eu comia qd estava grávida... além disso, disse q ele reclamaria se não gostasse do alimento, rejeitando a mama, por exemplo. Até hoje nunca aconteceu.
Claro, eu tb não tenho tempo pra nada, fazer planos é-me completamente impossível... e, como tu, tomar banho, cortar as unhas e comer tb são tarefas q podem ser adiadas devido ao choro de um certo principe.
Desculpa o testamento.
bj*
Loira e Zezinho

quinta-feira, 23 fevereiro, 2006  
Blogger Clara said...

Pois... deste lado tive de limpar o monitor e a mesa!!!

Saiu baba em jeito de enxurrada, mesmo!

beijocas

quinta-feira, 23 fevereiro, 2006  
Blogger RB said...

bem como o tempo passa depressa!
A Bia já tem 1 mes e o rodrigo 2!
Acredita que cortar as unhas é mais facil que limar, por limar fas-lhes mais impressão e eles reagem mais.
qro à mama, tb me acontece às vezes, mas é porque o rodrigo tem uma sucção mto forte, mas a mim é na esquerda!
O rodrigo tb teve essas borbulhas no primeiro mês, mas agora já desapareceram.
bjs grandes

quinta-feira, 23 fevereiro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home