quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Padrões de sono

Beeeeeeemmmmmmm!!!!
15 dias?! Já?! Meio mês?! Naaa...!
Não pode!!!
Poça!

E agora, um breve momento de pura baba da mãe:
A minha filha está tão linda!
Só vendo mesmo, porque as fotos não mostram nada!
E eu estou cada dia mais apaixonada, mais radiante com ela e com a nova situação!
E acho que me estou a safar bastante bem! Nasci para isto, sério!!
Fim

Agora, uma coisa que hoje me fez pensar:
Ela é sossegada e, por norma, muito certinha com as horas. Come de 4h em 4h e dorme nesses intervalos.
Até há uns 3 ou 4 dias atrás, ela dormia o dia todo, e depois chegava á noite e era até ás tantas...
Eu a cair pó lado de sono, e ela, com a pestana bem aberta, a dar "aqueles" gritinhos amorosos e a querer conversa pela madrugada fora.
Cheguei a aproveitar as sestas dela para dormir também, mas nunca era muito tempo, não punha o sono em dia, e estava mesmo a ver que mais uns dias assim e andava feita zombie.
Com a agravante de, quando ela estava acordada, eu não estar com muita disposição para grandes conversas, ou para brincar com ela, ou para despender "some quality time"!
E fazia-me impressão ela estar tão acordada e ter que estar a olhar para o ar, ou a ser embalada, quando estava fresquinha que nem uma alface para uma ou duas horas de muita brincadeira, muitos miminhos e exclusiva atenção.

Achei que não seria cedo demais para tentar trocar-lhe os horários.

Assim, fui tentando mantê-la mais acordada durante o dia, aos poucos.
Passei a deixar a luz acesa durante o dia (da janela não entra muita luz), a falar num tom normal, não a aconchegava tanto para dormir, e cheguei a pô-la a dormir na espreguiçadeira (mas só um bocadinho!). Mudava-lhe a fralda depois dela comer, para que ficasse bem acordada, e ia brincando com ela, mesmo vendo-a com um olho aberto e outro fechado.

A noite passada e esta noite, a minha investida deu frutos!
Ontem, deitou-se á 1h (é quando eu me deito, normalmente.), acordou ás 5h para comer, mudar a fralda e adormeceu de novo, com pouco esforço. Voltou a acordar ás 9h30 para comer, mudar a fralda, e passado uma hora (+/-) voltou a dormir, e foi quase até ao 12h30!
Isto para mim foi óptimo!
Depois ficou acordada umas duas horas, enquanto almoçávamos. Dormiu um pouco, e comeu! Agora está a dormir e, se for como ontem e anteontem, ela vai acordar por volta das 22h e vai ficar acordada novamente até á 1h.

Eu estava (estou!) bastante satisfeita com estes horários, e apesar de saber que não irão ser sempre assim, é suficiente para mim que ela durma mais de noite e fique mais acordada de dia.
E não é por egoísmo meu, por querer dormir mais tempo. Claro que isso também é um ponto a favor, mas a questão aqui é o tempo que eu passo a brincar com ela, a falar com ela!
É que aqueles sorrisinhos reflexivos amorosos têm de ser vistos com os dois olhos bem abertos!

A questão é que hoje, fui criticada, por estar a tentar mantê-la acordada durante o dia.
Ela estava meia a dormir, no meu colo, e eu a dar-lhe beijinhos (como dou a qualquer hora), e a meter-me com ela.
Fui criticada, pois parece que "ela tem de dormir quando lhe apetecer, ás horas que lhe apetecer e o tempo que lhe apetecer", e eu estava a "torturá-la", e era uma "má mãe"!
Isto magoou-me. Claro.
No que toca á minha filha, o meu orgulho (que ainda é muito) fica totalmente de lado, e pensei que talvez ainda fosse cedo demais para estar a tentar trocar-lhe os horários. Será que é?
Ela é realmente muito pequenina ainda.
Sinceramente não sei...

Depois de ouvir esta crítica, fui deitá-la. Talvez o "crítico" tivesse razão.
Ela acordou alguns minutos depois, toda desperta.
Eu bem sabia que ela não tinha sono :)

De qualquer maneira, gostaria de ouvir (ler) algumas opiniões.
Brigada.

10 Comments:

Blogger Alda Benamor said...

Pois, eu também sempre tentei manter as minhas filhas mais acordadas de dia, e desde recém-nascidas. E isto só as ajudou a regularizar os padrões de sono. Eu acho que todas as opiniões são válidas, mas que só nós sabemos o que é realmente melhor para os nossos filhos.

quarta-feira, 01 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Bem...vou dar palpites numa matéria onde o único conhecimento que tenho é de senso comum e (quiçá) de um vestígio do instinto maternal que, na minha opinião, tdas as mulheres têm. Acho que fazes bem em andares a tentar regular os padrões e sono da Bia, assim podes dar-lhe mais atenção. Se andares super cansada dp não consegues aproveitar bem qd ela ta a acordada ker de dia, ker de noite... penso eu...!

Bjokas pras voceeees! ***

quarta-feira, 01 fevereiro, 2006  
Blogger Nita said...

Eu n percebo mt, mas tenho a certeza que és uma óptima mãe e que estas a fazer o melhor pela Bia!E tb penso que se ela dormir mais de dia, tu a noite, cmo estas cansada não podes dar-lhe a atenção q desejas e que ela merece! Por isso na minha opiniao, continuavas a fazer o que achas melhor! :D A Bia está feliz assim, ve-se na carinha dela :D Bjinhos

quarta-feira, 01 fevereiro, 2006  
Blogger Carina said...

Bem... essa de seres má mãe, deu-me para rir! Então eu vejo uma pré-mamã já cheia de amor para dar, vejo uma mãe recente completamente apaixonada pela filha e alguém diz que apesar desse amor todo, ela é má mãe?! Desculpa, mas esse alguém não deve bater com o baralho todo...

Aliás, até fico estupefacta em como não te criticaram por a Beatriz estar "a pé" há uma da manhã! Quando escrevi no meu blog que o Diogo só toma banho a partir das 24hrs, quase todas as que comentaram me "criticaram" por isso. Mas pronto, isto agora não interessa nada!

Quanto a fazeres com que a Beatriz esteja acordada mais tempo durante o dia, acho que fazes MUITO bem! Eu comecei a fazê-lo praticamente desde que o Diogo veio para casa, aos 2 dias de idade. Claro que não resultou logo, mas durante o dia eu fazia a minha vidinha normal, muita luz dentro de casa, se tinha de fazer algum barulho para arrumar a casa fazia e ele nunca se queixou por isso.

À noite, ele sempre descansou melhor, precisamente por ficar mais acordado durante o dia. E claro, eu agradeci IMENSO por poder descansar melhor e por poder dar-lhe atenção "com atenção", se é que me faço entender.

Usa a tua intuição de MÃE e não te deixes abalar por "conselhos" menos próprios.

Beijinho!

quarta-feira, 01 fevereiro, 2006  
Blogger Carla Santos Alves said...

Olá querida!
É obvio que não és má mãe...aliás longe disso!

E faz o que a tua intuição de mãe mandar!

Bjs

Carla

quinta-feira, 02 fevereiro, 2006  
Blogger Raio de Sol said...

eu não tenho filhos ainda, mas sempre achei que o que uma mãe acha melhor para um filho é lei... a mãe é que sabe o que é melhor para um filho, e claro que é bem melhor estares completamente desperta para aproveitares o máximo dela... beijo

quinta-feira, 02 fevereiro, 2006  
Blogger Raquel said...

Ola, sou mt nova nestas andanças de blogs, mas gostei mt do teu... Quanto as criticas so te posso dizer isto:
Se conselhos fossem bons, n se davam, vendiam-se (aparte obviamente de especialistas). Dito isto faz o q o teu instinto diz pq nao ha ng no mundo que queira melhor para (ou a conheça melhor) a tua filha q tu.

quinta-feira, 02 fevereiro, 2006  
Blogger Tulipa said...

Má mãe?? Com tanto amor, tanto carinho, tanto cuidado, tanta baba :-)?? Não me parece, quem disse isso não deve ter os parafusos no sitio certo. Faz o que o teu instinto de mãe te diz. Bjs

quinta-feira, 02 fevereiro, 2006  
Blogger Tita said...

ola,

Pois é para tu tratares bem da tua filha, convem que durmas, e sempre li e ouvi dizer que devemos aproximar os horários deles aos nossos, por isso durante o dia o Afonso sempre dormiu com a janela toda aberta e o barulho que fosse preciso fazer, até ligava a televisão, já a noite, escurinho... ele nunca me fez passar uma noite acordada, mas acho que está a fazer muito bem.

Jinhos

quinta-feira, 02 fevereiro, 2006  
Blogger Loira said...

Ana, se te deixa mais tranquila... não és má mãe! Os 2 pediatras que consultei sobre o Zezinho (1 é profª na faculdade de medicina e o outro director do serviço de pediatria de um big hospital, portanto devem saber o que dizem)disseram-me para acordar o Zezinho de dia. aliás, acordá-lo de 3 em 3 horas de dia para mamar, para ele dormir mais à noite. Claro que, o vejo zombie, deixo-o dormir. Afinal, isto não é suposto ser uma tortura. Portanto, fizeste bem em seguir a tua intuição. Estás a sair-te muito bem, és uma óptima mãe.
bj*
Loira e Zezinho

quinta-feira, 02 fevereiro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home