quinta-feira, janeiro 26, 2006

Tanta coisa para contar...

Estes dias têm sido vividos a mil á hora! Acontece tanta coisa ao mesmo tempo que, para contar tudo, o resultado são estes post's, assim, enormes...

O 1º Banho da Beatriz
Hoje, demos o primeiro banho "á séria" á Bia!
Demos hoje porque só hoje o umbigo dela estava mais seco. Sei que poderia ter dado logo que ela nasceu, mas o Tiago e eu assim decidimos!
No início estranhou, e chorou! Aliás, ela já estava a chorar antes, assim que se sentiu despida... e aproveitou que estávamos desprevenidos para fazer um xixizinho no exacto momento em que lhe tirámos a fralda (é, á vontade, a terceira vez que a minha filha tem tão boa pontaria!).
Aos poucos foi-se habituando (ou será, lembrando?!), e ficou sossegadita a curtir a banhoca.
Tirámos várias fotografias e o Tiago fez um video. Mas foi tudo descarregado no portátil, que ele levou para o curso. Assim, só amanhã é que ponho algumas fotos...
Pensei, sinceramente, que fosse um pouco mais fácil dar-lhe banho. Na maternidade, quando a enfermeira nos ensinou a pegar nos bebés, pareceu-me relativamente fácil e bastante cómodo. Mas ainda só foi o primeiro.
Mais uns quantos e apanho-lhe o jeito!

A Esquerda
Falando de maminhas, claro está!
A Esquerda é uma sofrida. A Beatriz não gosta muito dela... Tendências...
E como é a que menos gosta, é a que lhe dou primeiro, quando ela tem mais fome, para se ir habituando.
No entanto, a Esquerda farta-se de sofrer e eu sofro com ela... Dói-me bastante.
Já a Direita não dói nada.
Por muita fome que a Beatriz tenha (que nunca tem, porque não deixo!), mastiga muito a Esquerda antes de começar, concretamente, a mamar.
Eu dou-lhe a maminha, ela pega (nem sempre á primeira), fica aquele bocadinho a puxar ( que é o que dói mais, é mesmo no início), e, quando o leite lhe chega á boca e quando já passou a parte mais dolorosa, ela lembra-se que a Direita está mesmo ali ao lado... Mastiga um bocadinho e tira a Esquerda da boca.
E tenho que passar pela parte dolorosa do início outra vez... e mais outra...
Isto acontece umas quantas vezes, até que ela se dá por vencida e resigna-se á sua condição, de ter que mamar pela Esquerda primeiro. A Direita, fica como sobremesa!!
Ela é teimosa, mas eu sou mais!
Já experimentei dar-lhe a Direita primeiro, para ver se acontecia o mesmo. Mas não, na Direita pega á primeira, e fica a mamar tudo seguidinho.
É tao bom ouvi-la a engolir!
E é melhor ainda, ver como os lábios dela ficam cor-de-rosa depois de mamar... tem uma boca tão fofa! tão perfeita!

Os pontos
Respondendo ao comment da Carina, no post anterior:
Ai... os pontos, os pontos!
Que dor de cabeça...
Na maternidade, no dia em que saí, estava a sentir-me lindamente! Andava [quase] normalmente, sentava-me [quase] bem, e cheguei a correr (devagarinho, devagarinho...) para atender o telemóvel. As minhas "companheiras de quarto" até ficavam parvas a olhar para mim, porque parecia estar a recuperar lindamente... (Ahh... é jovem, e tal!)
Admito que forçei um bocadinho, e as consequências, sofri-as em casa, nesse mesmo dia!
Estava tão mal como no dia em que a Beatriz nasceu, não sei se até não estava pior... E senti-me impotente, porque já não me sentava (nem bem, nem mal), andava torta, e correr era apenas uma ilusão... Queria tratar da minha filha, e não o conseguia fazer sozinha... Valeu-me o Tiago!!
Pedi-lhe para fazer gelo (ajuda bastante!), mas como os vértices dos cubos deviam doer á brava, lembrei-me do conselho da médica e pedi-lhe para encher meia dúzia de preservativos com água... e dali fazer gelo!
Como fica assim... redondo... era mais fácil de aplicar.
Só não podia ser eu a ir buscar o gelo, porque abria o congelador a fartava-me de rir! E com os pontos, rir dói!!
Hoje, já estou quase em forma! Ainda me custa um bocadinho, mas só ás vezes.
A médica disse-me que alguns pontos eram absorvidos, e outros caíam. Não sei porquê, mas pensei que os interiores eram absorvidos, e os da pele caíam...
Até ontem, ainda só tinha caído um. Ganhei coragem, peguei num espelho, e espreitei. Só lá estava um, meio pendurado. Toquei e vi que os outros tinham realmente sido absorvidos, senti-os atrás da pele...
Hoje caíu o que estava pendurado. E agora, é só esperar que os outros sejam absorvidos definitivamente.
De resto, nem se nota a cicatriz, acho que fizeram um bom trabalho!!!

A tampa da chucha
Agora o problema não é com a chucha, é com a tampa dela!
Esta é a chucha, e respectiva tampa: (peço desculpa pela má qualidade da imagem..)
A tampa dá imenso jeito! Eu tenho uma outra, que dá para pôr a chucha toda lá dentro, mas esta é mesmo muito práctica, e já nos habituamos!
O problema é que a tampa é transparente.
E, como tal, muito difícil de encontrar, principalmente no meio de tanto côr-de-rosa.
De noite então, nem se fala! Anda o Tiago e ando eu, ás voltas, todo o santo dia á procura da tampa da chucha...
Poderíamos usar a outra, mas esta dá mesmo muito jeito!

Vómito?!
Como é que distingo quando ela está a bolçar e quando está a vomitar?
É que a minha princesa bolça imenso... e em quantidades industriais.
Ontem, enquanto mamava, deitou tudo para fora, fiquei com o pijama cheio de leite, até nas costas, foi imenso... Fiquei assustada, e medi-lhe a febre. Estava normal.
Hoje aconteceu de novo, enquanto lhe mudava a fralda, bolçou tudo... não lhe deve ter ficado nada no estômago. E depois, claro, fica cheia de fome outra vez...
Fora isto, bolça sempre que come. Menos, mas bolça sempre.
Ainda não consegui perceber do que será...
Já pensei que pode ser por ela não arrotar (só consigo que ela arrote ás vezes, também ainda não apanhei o jeito...), ou se é por comer demais, ou por estar mal posicionada, ou porque o meu leite pode não ser nada de jeito...
Já me passou tudo pela cabeça.
E ela continua a bolçar, ou a vomitar, sei lá!

6 Comments:

Blogger Carla Santos Alves said...

Olá querida

Olha ela bolsar é normal ...mas se já tens duvidas entre o vomito e o bolçar é melhor ligares ao pediatra dela!

Bjs

Carla

sexta-feira, 27 janeiro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Isto é que ser mãe a tempo inteiro!!! Estou ansioasa de ver as fotos da 1ª banho ca oficial da Bia. beijinhos

sexta-feira, 27 janeiro, 2006  
Blogger Diana Bento said...

Tens que a colocar sempre a arrotar, demore o tempo que demorar... até para evitar as cólicas. Não falo por experiência própria, mas foi o que nos foi ensinado nas aulas de PPP.

Beijocas.

sexta-feira, 27 janeiro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Tou a ver k ta a correr tdo lindamente! eheheh k bom! =D

ai eu dp kero ver essas fotos da Bia na sua 1º banhoca! =p

bjokas mt gandis pa voces!

sexta-feira, 27 janeiro, 2006  
Blogger Tita said...

ola,

Entao é assim quanto ao arrotar o Afonso quase nunca arrota, nunca o fez, na maternidade disseram que é normal, e nunca teve 1 colica sequer. O bolçar tb é normal é o leite que ela bebe a mais, desde que não ande sempre com fome não faz mal, quer dizer que o que ela precoisa fica lá dentro, quanto ás maminhas, alterna, numa mamada mama na direita , na outra na esquerda, isto para que n fiques com menos leite numa delas. e até podes numa mamada deixar terminar o leitinho de uma mama porque assim ela bebe o leite mais gordinho e engorda melhor (depende da opiniao dos pediatras, uns dizem que se deve dar as duas outros so 1, experimentei das 2 maneiras e ele engordou mais dando so 1 e eu tb tinha mais leite)

Jinhos

sexta-feira, 27 janeiro, 2006  
Blogger Ruth said...

Adoro ler os teus posts, aprendo mt com eles e sinto o amor que tens pela Beatriz. Beijocas e bom fim de semana da Ruth + Diogo

sexta-feira, 27 janeiro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home