terça-feira, julho 20, 2010

Tudo na mesma...

Hoje tive a consulta das 38 semanas.

Ainda não havia referido aqui, mas desta vez estou a ser seguida na gravidez de maneira diferente. Com a Beatriz fui sempre seguida no centro de saúde, e depois na MAC, mas desta vez fiz alguma questão de ser seguida por um obstetra em vez de um médico de família.
E não foi só por querer, foi também por ter mudado de casa, de centro de saude, de médico de família, e de me ter calhado uma médica que me desmarcou consultas mais de 10 vezes (tanto de rastreio pré-natal como as consultas da Beatriz). É uma senhora que mal aparece no centro de saúde e nem tem a decência de avisar que não vai.
Posto isto, resolvi fazer um choradinho e afins e estou a ser seguida no Hospital S.Francisco Xavier, com a Dra. Madalena Lourinho.
A experiência é deveras diferente, em tudo e mais alguma coisa, e só tenho pena de não ter feito isto com a Bia também.
O hospital é optimo, tem instalações fantásticas, as enfermeiras são muito atenciosas e a minha obstetra é incansável. Gosto mesmo muito dela. Muito despachada e práctica, responde a tudo o que lhe pergunto e está sempre com um sorriso na cara.
Facilita muito o facto de tudo ser feito ali, ou seja, não tenho que andar á procura de laboratórios para fazer as análises nem as ecografias, é tudo ali e fica tudo no meu processo.
Apesar de já ser o meu segundo parto, naturalmente que tenho dúvidas. Algumas coisas não me lembrava e fui perguntando, mas a maior parte das dúvidas é acerca do funcionamento do hospital durante o parto, e do que me foi descrito, fiquei muito agradada.
Na MAC havia a sala de dilatação, e passava para a sala de partos e depois para a sala de recobro e finalmente para o quarto.
No HSFX a sala de dilatação, de partos e de recobro é a mesma. A cama é modificada de acordo com as necessidades e o Tiago vai poder ficar sempre comigo, desde que entro até a minha ida para o quarto. Claro que tudo isto depende um pouco da disponibilidade, principalmente na situação do recobro, mas de um modo geral as coisas decorrem desta maneira.

Com a Beatriz, a consulta das 38 semanas foi muito diferente, porque já era na MAC e etc. Com a Eva não, as consultas têm sido sempre no hospital, pelo que a única diferença é que tive consulta nas urgências em vez de ser no piso de cima, das consultas obstétricas.
Fiz ctg, que não acusou qualquer contração, a Dra.Madalena fez-me o toque e uma «pequena» maldade e constatou que tenho o colo do útero permeável a um dedo (com a Beatriz eu só fiquei assim nas 40 semanas). Mas na opinião dela a Eva não nasce esta semana e na proxima terça tenho novamente consulta com ela.
Não fiz mais nada de especial, pois já conhecem o meu processo e o meu caso não exige nenhuma atenção especial, uma vez que, apesar de alguns precalços, é uma gravidez normalíssima e o parto adivinha-se bastante linear. Óptimo!

Outra situação que difere da gravidez da Beatriz é o facto de eu ter reparado que, já desde a semana passada que tenho colostro. Ena! Com a Bia não foi nada disto, já ela tinha nascido e eu ainda não tinha nada, foi ela que, nas suas 3 horinhas de vida, puxou por mim e fez a coisa funcionar. E funcionou de tal maneira que amamentei em exclusivo até aos 6 meses e depois continuei até ela ter 1 ano. A Beatriz passou do meu leite para o leite da Mimosa.
Vamos ver se consigo fazer boa figura desta vez também!