quarta-feira, novembro 30, 2005

Ai, Ai, Ai...

... que já só faltam 42 dias...
Se a princesinha não se antecipar, claro!

segunda-feira, novembro 28, 2005

Ecografia...

Hoje fui fazer a última ecografia (em princípio).
Esta foi a Ecografia que eu mais gostei de fazer... a Beatriz já está enorme (1,999 Kg) e deu para ver perfeitamente os braços, as mãos, os pés, as pernas, a coluna, e carinha toda (boca, nariz, olhos, tuuuuudo!!!)... E só posso concluir uma coisa: A minha filha é linda!!
Não parou quieta um só segundo, insistindo bastante na parte da barriga onde estava a mão da médica. Era só ver a minha barriga: Ora para um lado, ora para o outro, ora punha um cotovelo espetadinho no lado esquerdo da barriga... enfim!
Ela é amorosa, muito "dinâmica" (palavras da Sra Dra), já tem 6,3 cm de fémur (uma bela pernoca), 1,999 Kg, está no percentil 50 e, confirma-se, viradinha para baixo (posição cefálica)!
A dpp (data provável do parto) está de acordo com o que se espera (11-01-2006), mas tavam lá umas medidas já a apontar para dia 22 (!!!). Mas como a média é o que interessa, a dpp é dia 11 e pronto.

Só fiquei preocupada com uma coisa...
A médica pediu-me várias vezes para baixar (ainda mais) as calças, e estava a fazer imeeeensa força na zona onde está a cabecita dela... Eu estranhei, e ela explicou que a Beatriz estava "muito descida" e que ela tava com alguma dificuldade em visualizar a cabeca toda dela (nesta eco avalia-se o desenvolvimento do cérebro, e é preciso ver tudo ao promenor)... e acrescentou logo a seguir "Mas não fique alarmada!" (Que ideia...).
O que a médica explicou é que isto pode não querer dizer nada, e que muitos bebés "se aguentam assim até ao final da gravidez" (???). Isto quer dizer o quê?!

Parece que a Beatriz pode estar a preparar-se para vir para o colinho da mamã mais cedo... O que por um lado até é bom (nesta altura tudo o que eu mais quero é poder pegar nela...), mas não consigo deixar de pensar se este "mais cedo" é por volta das 38 semanas (28.12.2005) ou muito tempo antes, assim lá para as 35/36 (daqui a duas ou três semanas) ... É que eu não queria nada que ela tivesse que ir para a incubadora (alguma mãe quer?), ainda não estou preparada para o parto (será que alguma vez estarei?), e eu queria que a minha bebé nascesse em 2006, e até ja tava a vê-la a nascer lá para dia 20 de Janeiro...

Mas como o que eu quero não muda nada... vou é ter que esperar para ver o que a princesinha decide...

O importante é que ela está bem... (e não saí de lá sem que a médica me dissesse isso com todas as letras!) e ela é tãããããooooo linda!!

sexta-feira, novembro 25, 2005

A 33ª Semana de Gravidez (comentada por mim!)

O bebé está com menos espaço e coloca-se em posição para nascer. A mãe pode ter agora alguma dificuldade a andar (Pode mesmo! E é dor de burro, e sempre do lado esquerdo...).Já falta pouco para o parto. Prepare-se (Já começo a pensar nisso...).

O seu bebé
O bebé já pesa cerca de 2 quilos e tem 43,5 cm de tamanho aproximadamente(Poça...!). As próximas semanas vão ser marcadas por um crescimento maior do seu bebé que vai ganhar quase metade do peso que terá à nascença, durante estas sete semanas finais (Ai falta tão pouco...). À medida que o espaço para o bebé diminui, ele mexe-se menos e adopta outra posição: coloca-se de joelhos encolhidos e com o queixo apoiado no peito. Está em posição de nascimento, ou pelo menos, deveria estar. Encaixa-se dentro dos ossos da pelve da mãe, o que por vezes torna difícil o andar (Tá explicada a dor de burro!).

A futura mãe
O bebé desce para a pelve e encaixa-se dentro da bacia. As contracções que preparam o parto aumentam (Aumentam? Será normal eu nem ter dado por elas?). Por vezes, as futuras mães sentem pequenas pontadas na vagina que são o resultado da pressão exercida pelo bebé (Pois sinto, e deixa-me muito aflita!). As consultas devem ser semanais (Pois, mas não são...).

Informações da responsabilidade de www.millenniumbcp.pt

Hoje...

... não fui ás aulas.
Sinto-me muito mal por não ter ido, sei que os apontamentos dos outros não são a mesma coisa... mas eu já estou tão cansada...
E ter que fazer 17 paragens de metro, mudar de linha duas vezes, e ainda andar cerca de dez minutos a pé (5 dos quais são a subir) desmotiva qualquer uma...
Ahhh... e com a agravante de que tava a chover...
São só bons motivos para ficar em casa, né? (Eu achei!)

quinta-feira, novembro 24, 2005

Actualização mensal da barriga....

Aqui estão umas fotos tiradas ontem (com 33 semanas certinhas!).

Nesta primeira, destaque para a minha cara bolachuda! (mas muito feliz!!!)



Aqui... A Bia vista de perto...



Nesta dá para ver como a barriga já está um bocado pró descaída...



E agora... Tcharaaaaammmmm: A rapariga que engoliu um balão!!!!



Não acreditam? Vejam melhor:





Admito que tive que pensar duas (ou mais) vezes antes de pôr aqui estas fotos... até porque tenho tido alguns complexos com o meu umbigo... Ele nem está muito para fora, mas como aos 16 anos lembrei-me de fazer um piercing , o resultado foi este: A pele não consegue esticar muito bem naquela zona e o aspecto fica um bocado estranho!
Em contrapartida, as fotos ficaram muito cómicas, porque a Bia deve tar toda enroladinha lá dentro, tanto que a barriga é completamente redonda... E tapada não se vê tão bem...

terça-feira, novembro 22, 2005

Roupas para Grávida....

Eu penso que ainda valha a pena comprar mais alguma roupa de grávida (pelo menos umas calças)... Detesto estar tão condicionada quanto ao "o que é que eu vou vestir amanhã"!
Mas as roupas são feias, esquisitas, desconfortáveis, só há números enormes, etc! Quando finalmente encontro aquelas calças ---> São caríssimas! E já só faltam 50 dias para a Bia nascer, pelo que não consigo deixar de pensar: "Ainda tenho tanta coisa para comprar, será que vale a pena tar a dar tanto dinheiro por umas calças?" e a resposta é não.... vou me aguentar mais um bocadinho.
Até porque dia 16 de Dezembro acabam as aulas (Yupi!Yupi!), e tou de férias... e vou passar o dia tooooooodo em casa de pijama e pantufas!

Continuam as dores nas costas, e já começo a "andar á pata"! Eu nem dou por isso, mas tou com um andar muuuuito deselegante ....
Mas assim já não me ficam a doer [tanto] as costas... E toda a gente entende....

quinta-feira, novembro 17, 2005

A 32ª Semana de Gravidez (comentada por mim!)

O seu bebé já reconhece a sua voz e está a aprender a respirar. Tente ficar o mais confortável possível pois a sua gravidez já lhe pode estar a causar algumas dificuldades.(pois pode, pode!)

O seu bebé
Até ao final desta semana o seu bebé deve ter cerca de 43,5 cm e pesar 1800 g. (nem dá para acreditar que ela já esteja desse tamanho... Como é que cabe aqui? A barriga não tá assim tão grande...)Uma camada de gordura continua a formar-se debaixo da pele fina e enrugada do bebé que agora aproveita para aprender a abrir os olhos e a respirar. Os aparelhos respiratório e digestivo estão quase completamente funcionais e começam a formar depósitos de ferro e outros minerais. Por esta altura ele já sabe reconhecer a sua voz porque, mesmo que você não tenha conversado com ele, ouviu-a falar com outras pessoas. (Oh pah... Que amor!)

A futura mãe
As consultas ao médico devem estar a ser feitas de duas em duas semanas. (nem por isso...)Só no último mês é que estas se tornam semanais. Pode continuar a sentir dores de cabeça e cãibras nas pernas.(Felizmente, disso já não me posso queixar!)

Conselho para esta semana
Não se preocupe se a sua barriga for mais pequena ou maior do que a de alguém. No fundo, o formato da sua barriga depende do tamanho e da posição do seu bebé, da quantidade de peso que você ganhou e do seu tipo de corpo. Para se sentir mais confortável beba muitos líquidos, levante as pernas cada vez que se sentar(hummm... absolutamente impraticável!) deite-se sobre o seu lado esquerdo e use meias de descanso.

Informações da responsabilidade de www.millenniumbcp.pt

Hoje já sonhei que ela nascia, acordei com a sensação de ter de ir ao berço para ver se ela estava tapadinha e quente! Mas não durou nem um segundo... ela ainda não está no berço. Mas pelo menos sei que está quentinha! :)

quarta-feira, novembro 16, 2005

Dia de Consulta!

Hoje foi dia de consulta...
Depois das perguntas, exames e verificações de praxe (fazer xixi prá tira de papel, medir a tensão, o peso [!!!], etc), a médica procurou saber por palpação externa se a Beatriz já estava virada para baixo. E estava! É claro que isto só pode ser confirmado pela Ecografia, que será dia 28 de Novembro, quando já estiver quase de 34 semanas...
Fora isso está tudo bem, é claro que tive que me queixar das dores nas costas, da falta de ar, e daquelas "marteladas" agudas no osso púbico. A médica disse-me que essas pontadas deviam-se ao facto de a Bia estar a encaixar a cabecita dela para ficar prontinha para sair!! :D

A próxima consulta já é feita na Maternidade Alfredo da Costa e, por isso, quando vinha a sair, a médica desejou-me boa sorte, que tudo corresse bem, para não me esquecer de marcar a consulta do pós-parto e o teste do pézinho.
E isto despertou-me a atenção.... realmente já falta muito pouco tempo...

Mal posso esperar para ter a minha bebé nos braços!

sexta-feira, novembro 11, 2005

A 31ª semana de gravidez (comentada por mim!)

Um prognostico sobre o [suposto] estado da Bia e o meu...

O seu bebé
O peso do bebé nesta fase é de 1600g e o comprimento de 41,5cm (está maior do que eu pensava...). O bebé ainda é magro, mas já tem gordura suficiente para manter o calor, no caso de nascer prematuro. Em vez de ouvir vibrações, os nervos auditivos do bebé já lhe permitem ouvir sons distintos, como as vozes familiares e música. Ainda é muito prematuro, mas teria boas hipóteses de sobreviver se fosse necessário fazê-lo nascer. As trocas materno-fetais acontecem constantemente, através da placenta.

A futura mãe
O seu útero ocupa agora uma larga parte do seu abdómen (enorme mesmo!) e provavelmente engordou, até esta altura, entre nove quilos e meio e 12 quilos (er...hope not...). É provável que se sinta excitada e ansiosa (falta "assustada"!), afinal já não falta muito para o nascimento do seu bebé (a mim parecem-me anos...).

Informações da responsabilidade de www.millenniumbcp.pt

terça-feira, novembro 08, 2005

Para ficar a par ...

Em pulgas!!!

... é assim que me sinto... Mal posso esperar para ter a Bia cá fora, agarrá-la, dar-lhe beijinhos, miminhos e simplesmente olhá-la!!!
Mas ainda falta, e eu já estou a contar os dias (faltam 64!)...
Amanhã faço 31 semanas, o que quer dizer que faltam 9 para ela nascer... mas 9 semanas são mais de 2 meses... e 2 meses ainda é muito tempo...
Já me disseram que o último mês custa imenso a passar, porque parecem anos... mas eu já ando feita barata tonta e ainda faltam mais de dois meses (!!!).

Os primeiros 5 meses foram uma correria, mas agora parece que já estou grávida há mais de um ano...

... e ainda faltam 64 dias ...

segunda-feira, novembro 07, 2005

A Avó da Beatriz!

A Avó da Beatriz chegou de Espanha no sábado!
Pela primeira vez a minha mãe pôde me ver grávida sem ser em fotografias. Apesar de ter cá estado no Verão, eu quase não tinha barriga, pelo que desta vez é que foi a sério!!!
Assim que a Beatriz deu sinais pus a mão da minha mãe na barriga... ai, só visto! Aos pulos de contentamento no elevador!!!
Já é uma avó babada, e sei que no que depender da minha mãe, a minha filha vai ser estragada com mimos... Só não posso é deixar, né?!