quarta-feira, março 28, 2007

Novidades!!

Olá!!
Desculpem a ausência, mas ao fim de tanto tempo sem net é natural que vá perdendo o entusiasmo pelo blog...
Por aqui está tudo a andar lindamente!

A Beatriz está linda, só vendo mesmo!
É muito inteligente, já faz tanta coisa que é impossível lembrar-me de tudo.
Vou tentar, e vamos por partes:

A hora da refeição:
Para comer tem dias... E também depende da comida.
No entanto, come sempre lindamente na creche, ao ponto de as educadoras me dizerem que, assim que ela vê o pratinho da sopa, corre para a mesa e senta-se sozinha...
Ora em casa não há nada disso: em casa temos birra para a pôr na cadeira, birra para pôr o cinto, birra para pôr o babete e birra para lhe enfiar a primeira colher de sopa na boca. A partir daqui as coisas correm melhor, mas nem sempre. Ultimamente tem comido bem, não faz grande fita, deixa sempre um bocadinho, come a fruta toda, está sempre a pedir água e ainda come um pouco do meu prato...
Ela ainda só come sopa, mas vou-lhe dando coisas mais sólidas. Dou-lhe uma banana para a mão e come-a sozinha (sem, no entanto, deixar de esmagar metade por entre os dedos...), também lhe dou bocadinhos de comida nossa (carne e peixe desfiados, arroz, puré de batata, esparguete [ela arma-se em cowboy e manda-nos com ele á cabeça], etc), mas ainda não faço deste tipo de comida a refeição principal, ainda é mais por graça... Isto porque já tentei e ela só come se fôr do nosso prato...
Acho que já provou de tudo, menos carne de porco.
Acho que os dentes entram nesta categoria, e a Beatriz já conta com 9 dentes, e mais 3 a nascer.
Tem os 4 frontais superiores, mas em baixo só tem 3 e outro a espreitar. E já tem os 2 molares do lado direito, porque do esquerdo ainda falta um pouco apesar de já ter a gengiva dura e vermelha...
Não come sozinha, e também não tenta... eu não estimulo muito porque ela nem sequer tem a intenção de levar a colher á boca, limita-se a sacodi-la no ar e a encher-nos de comida, mas come muito bem com os dedos. Adora enfiar um dedinho no boião de fruta e levá-lo á boca, e depois faz "hummm"!


O sono:
Está bem melhor, o meu medo é que também seja só uma fase...
Já dorme cerca de 1h30 na creche. Só não faz é sempre o mesmo horário, por vezes dorme duas vezes por dia, outras só dorme uma maiorzinha e até mais tarde:
- quando acorda mais tarde, só dorme lá para as 12h30 e fica até ás 14h3o. Nesses casos, quando chega a casa não dorme, só janta ás 19h, toma banho ás 20h30 e dorme logo até ao dia seguinte ;
- quando acorda bem cedinho e dorme logo a seguir ao almoço(11h), por volta das 12h30 já tá a pé, e assim que chega a casa (por volta das 16h) dorme até ás 17h00 e o processo é o mesmo: janta ás 19h, toma banho ás 20h30 e vai dormir até ao dia seguinte.

Para adomecer está bem mais fácil. Depois do banho ela fica muito molinha, assim que lhe visto o pijama já tá de olhos fechados e só quer colo... Apago a luz, pego nela ao colo, dou-lhe muitos beijinhos, muitos miminhos, falo com ela baixinho e deito-a na cama, ela enrosca-se e ajeita-se lá á maneira dela (de rabo pró ar!) e fica a fazer "tatatatatatatata" muito baixinho até adormecer. Por vezes ainda tenho de ir ao quarto uma vez ou outra, dar-lhe mais beijinhos e mais miminhos mas sem lhe pegar ao colo, por norma, por volta das 21h30 já está a dormir.
Dorme cerca de 10h/11h seguidas. Antes de me deitar (por volta das 00h) dou-lhe o leite (já bebe leite gordo mimosa sem nada) e ponho o despertador para as 7h ou 7h30 para lhe dar o leite novamente. Por norma fica acordada, mas há alturas em que ainda consigo dormir mais um bocadinho.

O banho:
Oh alegria, como esta cachopa gosta de água! Farta-se de brincar dentro da banheira, e tem como objectivo principal pôr a esponja cheia de espuma dentro da boca. Tem imensos bonecos na banheira (não os ponho todos, ou ela não caberia lá). O mais engraçado é que a Beatriz já conheçe a sua rotina muito bem, e no banho isso nota-se mais: Assim que me vê a pôr o champô na mão pára de brincar, porque já sabe que vai ter de ficar quieta enquanto eu lhe lavo a cabeça, e o mesmo aconteceria quando lhe lavo o corpo, não fosse a cisma que ela tem com a esponja, e quando tiro a tampa da banheira para escorrer a água (ainda com ela lá dentro), ela levanta-se logo e pede-me colo, porque já sabe que tem uma toalha quentinha á espera dela.


A creche:
Na creche há um factor que me preocupa um pouco, apesar de saber que é normal. Ela é muito bem tratada lá, não tenho qualquer dúvida, não faz fita nenhuma para ficar lá (só muito raramente) e não me liga nenhuma quando chego para ir lá buscá-la. Quer dizer, ela vê-me, ri-se para mim, e até vem ter comigo com os bracinhos esticados, mas depois pelo caminho encontra um brinquedo qualquer, distrai-se e fico eu, feita parva, pronta para lhe pegar ao colo, cheia de saudades, com os bracos vazios... É bom sinal, eu sei...
A Beatriz é a mais velha, não faz muita diferença entre os outros (todas as semanas há algum que faz 1 ano.) mas leva uma semana de avanço para o seguinte. Para além disto ela é, de longe, a mais desenvolvida, a mais espevitada e a mais desenrascada. Como dizem as educadoras, a Beatriz é a "rainha lá do sítio" e "controla tudo e todos". E isto nota-se a léguas...
Até aqui tudo bem, não fosse o facto de ela abusar dessa vantagem.
A minha filha bate nos outros meninos. Mas bate mesmo. Ela anda pela sala de mãozinha no ar e quem passar apanha. Tal e qual. Bate, belisca, puxa cabelos, tira chuchas e arranca bolachas das mãos dos outros meninos por pura maldade, mandando-as logo de seguida para o chão.
Eu já vi como eles se afastam dela.
As educadoras contaram-me que ela se zanga quando os outros meninos fazem barulho ou abrem gavetas. É vê-la a ir na direcção deles, de dedinho em riste a fazer "tatatata", e assim que chega perto dá-lhes um safanão.
Eu sei que é normal nesta idade eles fazerem isto, e sei também que assim que os outros chegarem á mesma fase vai andar ali tudo á tareia, mas faz-me confusão ser a Beatriz a rufia, a bullier lá do sitio...
Fora isto, anda tudo lindamente, e estou muito satisfeita com a creche.

As brincadeiras:
A Beatriz brinca (sempre brincou) muito bem sozinha. Tem muitos brinquedos, muito coloridos e muito bons para o desenvolvimento dela e ela adora ... dar-lhes pontapés, mandá-los ao chão (haja resistência), pegar neles elevando-os acima do nível da cabeça dela e (quando não se desequilibra para trás) manda-os com toda a força para o chão, para o vidro da varanda, para as nossas pernas, para onde calhar... É muito meiga nestas coisas. E silenciosa também!
Uma terroristazinha a minha querida filha!!!
Tem uma tendência muito especial para mexer em tudo o que não deve, e não falo só de gavetas, portas de armários, chaves de casa, telemóveis, comandos e computadores... isso é o menos...
Gostava de entender que fascínio é aquele que ela tem pelo piaçaba, por exemplo, ou pela embalagem de lixívia (á qual ela não chega, atenção!), ou o porquê de, num armário com dezenas de tupperware's, ela ir mexer nos pratos de loiça que estão meeeesmo no cantinho. Ou na conduta do lixo que está na cozinha, porquê?!



Desenvolvimento:
Estamos muito bem, como foi dando para perceber ao longo do post.
Com pouco peso, como sempre (p25), pesa cerca de 9 kg e mede 76 cm (ah compridona), não me lembro do perímetro cefálico, mas sei que está no p.50 e já fala que se farta.
Ainda não junta palavras, mas já se expressa muito bem.
Diz água(gua),
mamã,
papá,
deita-te ([dêtatê]pró cão!),
papa,
ai ai [quando ralhamos com ela (será que conta?)],
Onde está? (ôntá? com as palmas das mãos viradas para cima e os ombros encolhidos) ,
Não está! (numtá),
está está! (tatá!)
Já disse avô (uô), mas foi só uma vez.


E mais coisas imperceptíveis a todos os outros ouvidos menos os meus. Eu e ela já nos entendemos muito bem, e temos looongas conversas!!!
Anda muito bem, já vai tentando correr mas prefere apressar o passo. Quando cai defende-se extremamente bem. Cai que se farta mas é muito raro magoar-se porque já tem o reflexo de pôr as mãos á frente para defender a cara e quando cai para trás enrola-se para não bater com a cabeça no chão.
Gosta muito de segurar os bonecos com a boca, como se fosse um cãozinho e anda pela casa com as mãos vazias, mas com a boca com dois bonecos pendurados (pelos orelhas, por norma).

Birras:
Ai vida!! Mas não era só aos 2 anos?
A menina Bia não pode ser contrariada, tem de ser tudo como ela quer, quando ela quer e no momento em que ela quer.
Caso isto não aconteça num espaço de 2 segundos e sob esta precisa ordem é o caos...
Ela chora, ela manda-se pró chão, ela põe as pernas moles para não ficar de pé, ela até leva as costas da mão á testa, qual actriz de teatro, e caem-lhe lágrimas que nem fontes, enfim... é o fim do mundo...
Eu zango-me com ela, digo-lhe que se quer fazer birra que as faça de pé porque quem lava a roupa sou eu, e deixo-a a chorar sozinha enquanto faço outra coisa qualquer, a fingir que não lhe ligo nenhuma... ela pára mas depois lembra-se e volta tudo ao mesmo... e é isto durante algum tempo. Até que passa, e quando olho está ela a rir e a brincar com os bonecos (aos pontapés) ainda com a cara cheia de lágrimas...
É uma fiteira, é o que ela é!!!



Agora eu, posso?
Em relação á faculdade vai indo tudo lindamente, é muito trabalhoso, não é nada fácil mas estou a safar-me bem. Acabei o 1º semestre com média de 14 e sem nenhuma por fazer, e conto manter a média no 2º semestre, mas se possível quero subi-la. Mas não é nada fácil o curso, não senhor...
No entanto, algumas mudanças terão de ser feitas.
Chegou a hora de dar o meu grito do epiranga e abandonar a casa materna. Para isso, vou me inscrever no 2º ano em regime não presencial e fazer só os exames...
Eu sei que vai ser mais dificil, não vou ficar tão bem preparada, que vou perder imensa coisa gira (e o que eu gosto daquelas aulas!!!) eu sei, eu sei... Mas há decisões a tomar, e eu tenho mesmo de ir trabalhar...
Só que quero tirar o curso. Acho que prefiro acabar com uma média mais rasca e depois investir bastante num mestrado... Por agora, a solução é esta...
Não posso ficar só a estudar mas também quero tirar o curso. Não tenho alternativa, e já tenho muita sorte.
Assim, o Tiago e eu podemos procurar casa e começar (finalmente) a nossa vida a dois (a três, neste caso!). De qualquer maneira, acabo o 1º ano normalmente, e no Verão vejo por onde começar. Até lá não vai mudar nada...
Penso que já no último post (há mais de um mês atrás) me havia queixado de nervos, ansiedade, stress...
Pois isso mantêm-se, e até tem piorado um pouco. Falei com a minha médica mas acho que não são 6 comprimidos de Valdispert por dia que vão resolver o assunto...
Como já deixei de amamentar em Novembro, e a pílula não é um método para mim, resolvi colocar um implante dérmico (estou só á espera que me venha o período). Alguma de vocês tem? Doeu a pôr? Sentiram alterações hormonais? Já me informei de tudo mas não conheço ninguém que tenha...




E pronto, penso que está tudo.
Assim que puder volto com mais novidades.
Um grande beijinhos para todas e obrigada por continuarem a vir aqui, para saberem noticias da minha piolhita!

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A tua filha está linda e pelo que li tu pareces-me bem e forte como sempre te conheci!!
Um beijinho mto grande para voces!!!

Carolina :D

quinta-feira, 29 março, 2007  
Blogger Nita said...

Ai tantas saudades...

Please não voltes a ficar tanto tempo longe!

Que bom que está a correr tudo bem, a Bia está linda linda! :D

Beijinhos grandes*

sábado, 31 março, 2007  
Blogger Lúcia said...

Gostei MUITO de saber novidades. Ela está linda. Parabéns por estares a conseguir conciliar os estudos e desejo que consigam c sucesso iniciar a vida a 3 com o trabalho e o estudo.
Bjnhs

terça-feira, 03 abril, 2007  
Blogger Liana said...

Parabéns pela tua força, pela tua coragem...
Conheci o teu Blog ontem e fiquei fa!

Beijinhos para as duas.

quinta-feira, 05 abril, 2007  
Blogger Loira said...

Ena, tantas novidades! A Beatriz está enorme e tu pareces-me mto bem... n sabia q vivias em casa da tua mãe...
bj* e Boa Páscoa!

sexta-feira, 06 abril, 2007  
Blogger Maria said...

Olá amiga, gostei de saber novidades vossas, e mais ainda porque está a correr tudo bem.
Feliz Páscoa e muitos beijinhos das amiguinhas
Susana e carolina

sábado, 07 abril, 2007  
Blogger Nih said...

Oi parabens pela sua filha ela é lnda, e realmente vale a pena.
Beijos.

quinta-feira, 26 abril, 2007  
Blogger Jane & Cia said...

A Fabrica de fazer Mundos encerrou as portas, agora moramos n' http://afabricadojoao.blogspot.com

beijinhos esperando-vos bem

quinta-feira, 31 maio, 2007  
Blogger Princesa Bárbara said...

Um beijinhos mt grande para vcs, neste dia lindo da criança....

Bjs e bom fds

sexta-feira, 01 junho, 2007  
Blogger mamã said...

Gosto muito do teu blog e do carinho comque falas da tua filhota.
Bjs

terça-feira, 12 junho, 2007  
Blogger Smas said...

Então linda o que é feito de ti?
Parabéns pelos 17 meses da tua menina linda!
BJs com saudades

sexta-feira, 22 junho, 2007  
Blogger Diana Bento said...

Onde andam?...

terça-feira, 02 outubro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home