domingo, fevereiro 04, 2007

Olá!!!

Olá a todas!
Já só me falta uma frequência e assimfiquei com mais algum tempo livre... Já andei a dar uma espreitadela em alguns blogs e já vi que os vossos bebés estão todos lindos!! E crescidos, muito crescidos!

Estou a precisar de uma ajuda, de uns conselhos práticos, e quem melhor do que vocês para isso, né?!
Então, a Beatriz tem 1 ano e é um castigo para dormir.
Já andei a passear por sites de bebés e já vi muitas dicas para ela dormir melhor. Eu sigo tudo isso e acho que ela até tem uma rotina bastante correcta:
Lancha cedo, por volta das 15h, depois dorme por volta das 16h e ás 17h30 no máximo acordo-a. Ás 19h janta e ás 21h toma banho. Ás 21h30, de banho tomado, barriga cheia e acordada há 4 horas, era suposto ela adormecer facilmente, certo?! Não!
Já está a cair de sono, mas não dorme.
Agora vem aqui uma situação chata: é que a piolha ainda adormece ao colo. Ela já pesa, e o hábito também não é nada bom. Quando muito deito-a ao meu lado na minha cama e ela adormece, mas depois quando vou pô-la na cama dela acorda e volta tudo ao mesmo. E eu espero que ela esteja mesmo a dormir profundamente para deitá-la, mas não adianta, tem o sono muito leve.
Chego a demorar 1h30 para ela dormir.
E perco facilmente a paciência, porque tenho tanta coisa para fazer e ela não dorme, e já sei que de manhã vai ser um castigo para acordá-la.
Ela até dorme pouco durante o dia... na creche tem dificuldade em adormecer, e se dormir 45 minutos é uma festa! Em casa já dorme mais mas eu não deixo ultrapassar a hora e meia. Só se estiver muito cansada e for cedo é que deixo ir até ás duas horas mas mais que isso nem pensar.
E com tudo isto e com a rotina bem estabelecida ela demora imenso para adormecer. E ao colo, porque se a tento adormecer na cama então só há meia-noite.
E ela não fica agitada, não chora nem faz grandes birras para dormir, fica quieta, sossegadinha, ás vezes lá vai com a mão á cara ou ao cabelo, mas está quieta, só que de olhinhos bem abertos...

Assim, precisava que me ajudassem, gostava de saber se me está a escapar alguma coisa ou se é mesmo a Beatriz que demora algum tempo a adormecer.
Se for isso, então como é que eu posso fazer com que ela adormeca sozinha na cama?! É que eu qualquer dia já não consigo com ela ao colo durante uma hora a andar de um lado para o outro, e ela tem que se habituar a adormecer sozinha.


Dão uma ajudinha, dão?!
Obrigada!!

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ola!
Ja pensast dar-lhe banho d manha em vez de ser à noite? ;) A maior parte das crianças acalma com o banho porem há outras q despertam de tal maneira q nd nem ng as adormece!
Bjitos

domingo, 04 fevereiro, 2007  
Blogger Loira said...

Olá Ana! Há crianças q demoram mais tempo a adormecer, é normal. De qq forma, pq não experimentas pô-la a fazer a sesta logo após o almoço? Com o Zézinho tem de ser assim...
Em relação ao banho, a Maria tem razão: a maioria dos bebés fica mais tranquila, mas há uns que não.
Os especialistas do sono dizem q um bebé desta idade deve dormir entre 12 e 14 horas. É mto importante p/ o desenvolvimento intelectual.
bj*

quinta-feira, 08 fevereiro, 2007  
Blogger Paulikas said...

Olá Ana,

A tua Beatriz es~tá muito gira.
Sabes as horas de sono da minha Bia e as horas a que adormece tem vindo a variar....
Agora já está a dormir a noite toda e deixa-se dormir entre as 9h30 e as 10h.
Beijinhos

sexta-feira, 09 fevereiro, 2007  
Blogger RB said...

dou-te um conselho lê o livro brazelton a criança e o sono. ajuda muito!
se puderes visita e divulga o novo cantinho da minha mãe!
http://oficinadamagia.blogspot.com/
um beijo

sexta-feira, 09 fevereiro, 2007  
Blogger Clara said...

Espero que essas noitadas mudem em breve.

1 peça de roupa c o teu cheiro, música, alguma luz, costumam ajudar nesses casos.

Bjos

(1 ano...já????)

terça-feira, 13 fevereiro, 2007  
Blogger Tita said...

ola, olha acho que estudamos muito perto uma da outra temos de ver se nos encontramos
Quanto ao dormir, vai mesmo ter de a deixar espernear, mas custa muito eu adormeço o Afonso na nossa cama, mas quando está a dormir ponho na dele, so que é comum ele a meio da noite vir para a nossa.

Bj

quinta-feira, 15 fevereiro, 2007  
Blogger Mamã artesã said...

Já há algum tempo que não te visitava (desde que o piolhito nasceu o tempo ficou muito escasso) e fiquei maravilhada com a tua Beatriz. Está linda, miga.

Quanto à tua pergunta... já experimentaste dar-lhe banho antes do jantar? O piolhito toma banho por volta das 19:30/20:00, come a papinha logo a seguir e, muitas vezes, acaba de comer a papa já a dormir. É raro adormecer depois das 21:00. Porque não experimentas o banho antes do jantar? Pode ser que dê resultado.

Joquinhas
Sofia

quinta-feira, 15 fevereiro, 2007  
Blogger Diana said...

Olá linda,

olha em primeiro lugar parabéns pelo 1º aniversário :)

E em segundo, a minha Beatriz tb já foi assim, na creche e tudo, mas agora só dá trabalho à noite.

Como se habituou a dormir à tarde na creche não tenho problemas nenhuns que durma depois do almoço, até dorme muito bem, chega às vezes dormir 3 e 4 horas seguidas.

Acho que fazes uma coisa mal, em acordá-la, deixa-a dormir o tempo que quer, nunca ouviste dizer que quanto mais dormimos mais sono temos?

Agora quando fui à consulta dos 18 meses, falei nisso à médica e ela deu-me uma dica, custa um pouco mas tem de ser, senão não faço nada e ela tem que se habituar a adormecer sozinha na caminha dela.
Então a minha rotina é, dou-lhe o banhinho e a seguir o jantar, anda um bocadinho por ali e por volta das 10 vou deitá-la, claro que esperneia, chora, berra, quase que me bate, mas eu leio-lhe uma história (e até que ela gosta), dou-lhe um beijinho e digo-lhe para ela dormir, assim que me viro para me ir embora, é o caos, mas a médica disse-me para a deixar a chorar um bocadinho, depois ir lá, dar mais um beijinho e uma festinha e ir embora, se chorar, deixar chorar mais um bocadinho maior, e assim sucessivamente.

Custa imenso, mas que deu resultado logo na 1ª noite, isso deu, já não houve 3ª ida ao quarto :)

Boa sorte e espero ter ajudado ;)

Bijutos grandes

quinta-feira, 15 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

ola! em primeiro lugar queria dar-te os parebens pela coragem q tiveste ao seguir em frente qd ficaste gravida... sou uma leitora assidua do teu blog pq mais ou menos na mesma altura a minha mae tb engravidou.. eu tinha 20 anos qd a minha maninha masceu.. ela tem agora quase 14 meses e c ela acontece exactamente o mesmo q acontece c a beatriz..é um castigo pra ela adormecer e tb adormece ao colo.. e quase nunca adormece antes da meia noite... apesar de ter uma rotuna q é seguida à risca, n adianta... so dorme qd quer... tb fica quietinha e socegadinha mas de olhos bem abertos... por isso acho q é normal nesta idede... é chato eu sei pq tb passo por isso todos os dias mas temos de aguentar... beijinho grande pra ti e pra beatriz..

sexta-feira, 16 fevereiro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

É mesmo de louvar a coragem que tiveste!! tenho 21 anos e n sei k iria fazer se tivesse na mesma situação...
Encontrei o teu blog por acaso... gst mt!! Mta Sorte e cuida da tua minina linda!!! =) bjk*

terça-feira, 27 fevereiro, 2007  
Blogger Rute said...

Bem,o Afonso tb é uma peste na hora de dormir :s tal e qual a Bia...só quer colinho (ou maminha no caso...).

Dizem-me que vai passando com a idade...assim espero lol

Tenho andado desaparecida do mundo bloguista...temos um cantinho novo ;b

Jokinhas

quinta-feira, 01 março, 2007  
Blogger Maria said...

Feliz Dia da Mulher.
Beijinhos

quinta-feira, 08 março, 2007  

Enviar um comentário

<< Home