domingo, novembro 12, 2006

Ai que desnaturada!!

Eu sei... eu sei...!

Já não escrevo nada há mais de um mês, eu sei!
Mas a Beatriz tem estado doentinha... Acho que já perdi a conta a tudo o que ela teve. Desde que entrou para o Infantário (ou Infectário, como diz o médico!) que apanhou um pouco de tudo...
Teve, febre, vómitos, diarreia, uma rinofaringite, três otites, uma bronquiolite e agora está com candidíase (é assim que se escreve?), tem no pipi e um bocadinho na cara, mas já está a ser tratado com Lutsine e Canesten.
Já tomou 4 antibióticos diferentes (Klacid, Clamoxyl, Augmentin e Macropen) para além de Ben-U-Ron, Brufen e Ventilan para os aerossóis.
Tadinha da minha princesa, tão pequenina e já com tanta porcaria no organismo...

Mas agora já está bem (por acaso, ontem já começou com ranhoca outra vez...), tivémos alguns sustos e algumas idas ao hospital, mas já passou. Só espero que estas "ites" todas a tenham deixado um pouco mais resistente.

Falando de coisas boas... Bem, ela está linda!
Como podem calcular, num mês acontecem evoluções espantosas, e a Beatriz está cada vez mais independente.
Já tem dois dentinhos em baixo, e o superior direito já começa a espreitar.
Diz "mamã" e "papá" e associa a nós. Isto porque nós perguntamos "Onde está a maã?" ou "Onde está o papá?" e ela olha para nós, respectivamente. Também pergunta "Ôn-tá?" ("Onde está"?). e percebe o "não". Fala lá na língua dela e zanga-se muito com os bonecos, e também canta e dança. Canta imenso e dança ao mesmo tempo!
Bate palminhas com imenso barulho e ri-se imenso enquanto o faz! Adora que eu cante, trepa por cima do pai e adora o colo dele! Adora colo.
Gatinha que se farta, a uma velocidade incrível e com uma destreza impecável! Mas prefere andar. Adora estar em pé! Já se aguenta alguns segundos em pé, sozinha. Gosta de andar agarrada ás mesas e cadeiras e não tem medo nenhum de se aventurar sem se agarrar, mas ainda não tem equilíbrio suficiente, por isso a mãe galinha está sempre atrás dela.
Não gosta muito de estar no parque... Por vezes (muito raramente) fica lá uma boa meia hora, entretidíssima, mas na maioria dos casos, depois de mandar os brinquedos todos para fora, quer sair também.
Há dias em que é muito meiguinha, em que me dá festinhas no braço enquanto a adormeço e em que mexe no meu cabelo devagarinho... Mas isto é uma hipotese num milhão...
Normalmente é bruta, muito mesmo.
Agarra-me os cabelos e não larga enquanto eu não vou lá e não lhe solto dedinho por dedinho. Gosta de dar beliscões e de nos morder o nariz. Dá-nos estalos (valentes) e morde-nos sempre que pode...
Anda muito aflitinha dos dentes, como se vê... Por vezes de noite chora, com dores...
E também puxa o cabelo dela, e com força. Depois chora, claro!

Tem mau feito (não sei a quem sairá assim...), detesta ser contrariada (estica-se toda e manda-se para trás) e, se lhe tiramos alguma coisa da mão, põe um ar zangada e com uma voz a condizer diz "Ôn-tá??!"

Adora tomar banho, mas detesta quando a tiro da água, chora e mostra todo o seu feitiozinho, uma vez mais, esticando-se para trás (sim, já bateu com a cabeça algumas vezes por fazer isto, e o principal alvo é o meu nariz [quando está ao meu colo!]). Tem muitos bonequinhos no banho e gosta de agarrar em todos ao mesmo tempo. Chapinha que se farta e eu saio da casa-de-banho quase tão molhada quanto ela.
É um castigo para lhe mudar a fralda, está sempre a virar-se, o que dificulta bastante o processo.
Tem imensa força, por vezes fica mesmo complicado fazer-lhe os aerossóis, por exemplo, porque ela afasta aquilo da cara e vira-se toda (e estica-se para trás, claro...). Um castigo, é uma peste a minha filha!!! Uma linda peste!

Continua a dar-nos noites óptimas... estou a ironizar, claro!
Agora já nem as 4 horas seguidas dorme... Habituou-se mal (mea culpa) e só adormece ao colo.
Acorda de noite para brincar, mas normalmente passa-lhe depressa. Tanto pode adormecer em alguns segundos, como posso andar ali meia hora dum lado para o outro a cantar que ela não fecha o olhinho. Por norma, canta comigo, e que bem que ela canta!

Ainda mama, mas já não tenho leite suficiente, já só dá para um vez por dia que, convenientemente, calha a meio da noite. Bebe o Aptamil 2 antes de dormir e de manhã e gosta bastante.

Na creche não pára quieta, já deu umas quedas mas nada de grave. Gosta imensa de lá estar e apenas uma ou outra vez é que fez fita para lá ficar! Vê-se que adora as educadoras e as estagiárias, e estou bastante descansada em relação a isso. O pior são as viroses, que volta e meia a atingem...

Com tanta virose, tanta porcaria que ela já apanhou, o peso desceu, e muito...
E isto deixa-me muito triste. A médica dela diz-me para não me preocupar que ela recupera num instante, mas ainda não recuperou nada...
Está com 7560 (percentil 10-25), 72 cm (um pouco acima do percentil 50) e o perímetro cefálico não me lembro, mas sei que também está acima do p50.
O desenvolvimento dela é excelente, mas está magra. Já não tem as bochechas gordinhas que tinha antes.

Mas come muito bem.
Vejam:
Pequeno-almoço: 210 ml de leite
Almoço: 200 ml de sopa (legumes + carne/peixe) + 100 gr de fruta + 30 ml de água
Lanche: 150 ml de papa + 30 ml de água
Jantar: 200 ml de sopa (legumes + carne/peixe) + 100 gr de fruta + 30 ml de água
Antes de dormir: 210 ml de leite
A meio da noite: Leitinho que a mamã esteve a armazenar o dia todo.
Entre refeições: Umas bolachas

E até nem faz muita fita para comer, o problema é que a menina é uma brincalhona e, para lhe dar uma refeição, é preciso irmos protegidos com um chapéu de chuva...
Ela cospe, brinca, fala com a boca cheia, mete as mãos na boca cheia de comida e depois passa-as pelo cabelo, não desiste enquanto não enfia a mão dentro do prato (apanha-me distraída), mete a cabeça de lado (para a colher não entrar cheia!), diz "não" com a cabeça, prende a colher com os dentes, etc, etc, etc...
Isto é giríssimo para quem está a ver, mas para mim é uma dor de cabeça dar-lhe comida, porque ela suja-se toda, e suja-me também...

Mas é uma bebé muito saudável, muito desenvolvida, muito esperta e, tenho a certeza, muito feliz! O riso dela é contagiante... e é tão bom ouvi-la rir, vê-la a meter-se connosco!

Está linda, linda! A Beatriz foi a melhor coisa que me aconteceu!

18 Comments:

Blogger Rita_in_UK said...

Desnaturada e' pouco!!! Deixar-nos assim sem novidades tanto tempo e' crueldade mesmo!!
Que pena ela ter estado doentinha, realmente os infectarios servem para isso, mas como tu dizes, pode ser que ela tenha ganho algum "calo" e agora se aguente melhor.
Bjinhs muitos para as 2!
Rita

domingo, 12 novembro, 2006  
Blogger As minhas melodias said...

FINALMENTE!!!!!!
Estava a ver que nos tinhas esquecido.
Beijocas e as melhoras da Beatriz.

domingo, 12 novembro, 2006  
Blogger Morena said...

ena, adorei ler as novidades e confesso que já tinha saudades!
Li umas quantas coisas familiares (a birra para sair do banho, as noites - mas a minha não come de noite desde os 6 meses porque deixei de lhe dar, as tretas que apanha na creche - mas a minha só tomou um antibiótico, o descer o peso e ficar com bochechas - não te preocupes que elas voltam a ser rechunchudas :), o adormecer ao colo - felizmente já se acabou... ufa!), mas tb li coisas que não se vêm cá por casa (aqui não se bate nem se morde nos pais, não se puxa o cabelo - e acredita que chegou a tentar mas ralhámos com ela logo de início e aprendeu a não fazer, não há mama desde os 7 meses, não gatinhou nem se colocou de pé tão cedo).
Gostei muito de teres cá voltado.
Bjinhos grandes e as melhoras da Bia

domingo, 12 novembro, 2006  
Blogger Cláudia said...

Já não vinha cá há tanto tempo!!!
Espero que a tua menina melhore...
Tens que tirar umas fotos para vermos a carinha laroca.
Deves estar toda babada...
E as aulas?
Estão a correr bem?
Beijinho

domingo, 12 novembro, 2006  
Blogger Clara Sonhadora said...

Bolas... tudo ao mesmo tempo!

Que fique "vacina" do infectário rápido.
Quanto ao resto, vai tudo mais do que bem em termos de desenvolvimento!
Só espero que as 4 horas se multipliquem em pouco tempo, para descansares melhor.

Beijinhos

segunda-feira, 13 novembro, 2006  
Blogger Jane & Cia said...

A Beatriz é a melhor coisa que te aconteceu! Gosto tanto de te ouvir falar assim, mesmo tanto, saber que a vida às vezes ao pregar-nos uma partida está a abrir-nos a porta para a felicidade.

Ao resto parabéns pelas evoluções dessa menina que deve estar linda e espero que o infectário guardo os bichos num armário trancado.

Beijos enormes!

segunda-feira, 13 novembro, 2006  
Blogger mamã Diana said...

Realmente! Tanto tempo sem dizeres nada! Mas pronto, nós compreendemos... pena são o raio das doenças, que não fazem falta nenhuma. E ela recuperará o peso num instante, vais ver.

E está bem desenvolvida, sim senhora! E fotos, não podemos ver?

Beijocas grandes.

segunda-feira, 13 novembro, 2006  
Blogger Rita said...

Olá Ana! Descobri o teu blog e comecei a lê-lo do principio até aos dias de hoje e fiquei simplesmente maravilhada com a tua maturidade, com a forma como descreves o amor que sentes pela Bia, e quando repetidamente dizes que ela é linda, porque sim, ela é LINDA mesmo!
Achei curioso teres o meu anterior blog ali nos links (blogo-terapida), que sem querer o apaguei...

Um beijinho e toda a felicidade do mundo para vocês três!
Rita Santos

segunda-feira, 13 novembro, 2006  
Blogger Filipa said...

Olaaaa

Pois é nunca mais disseram nada depois ve se apareces no msn queria falar ctg

bjinhos

segunda-feira, 13 novembro, 2006  
Blogger Estrela Rafaela said...

Bem... quantas novidades :-)
O importante é mesmo que a Beatriz seja saudável e feliz. Ela come muito bem, mas como é muito activa fisicamente não armazena tanto como os bebés mais "pacholinhas" - Com a minha também se passa isso - ela come, come e não engorda muito.
Beijocas.

terça-feira, 14 novembro, 2006  
Blogger Princesa Julinha said...

Bem, já está bem grande e desenvolvida...o pior são todas as maleitas que insitem em não deixar a pequenina...tadinha! Gostava tanto de a ver (adoro bebés)...por acaso não queres colocar uma foto dela? :)

Bjs grandes e parece mais vezes

quarta-feira, 15 novembro, 2006  
Blogger Sandra J. said...

Que bom que é ter notícias tuas/vossas!
A Beatriz foi a melhor coisa que te aconteceu... que bom que assim foi.
Bjs grandes cheios de saudades e a torcer para que ela não apanhe mais virus nenhum no Infectário.

quinta-feira, 16 novembro, 2006  
Blogger SweetDark said...

Nem imaginas como estou contente por receber noticias vossas!
E já tinha tantas saudades!***
Fico mt contente por saber que está tudo bem, e que a Bia já está boazinha!

Espero que voltes mais vezes**

Beijinhos grandes **

quinta-feira, 16 novembro, 2006  
Blogger ~Su~ said...

Fiquei muito feliz por vos ler de novo! TANTAS novidades!! E a maior parte tão boas!

O pior foram essas doenças, mas olha, que se há-de fazer? Esperemos que se vão embora de vez. É muito, muito chato termos os nossos pequenitos doentinhos :(

Beijinhos!

sábado, 18 novembro, 2006  
Blogger Loira said...

Muito desnaturada, mesmo! Estava cheia de saudades vossas! e fotos da Bia? É q já nem no msn te encontro!
Olha, isso das viroses tem atacado tds os bebés q eu conheço q estão no infantário... qto ao peso da Bia, não te preocupes, pq é normal eles descerem de percentil nesta fase, já q se mexem mto (o Zézinho tb desceu ligeiramente)... além de q as doenças não ajudam nada a tua princesa... mas já vi q ela come bem e isso é o q importa!
bj* grande e vai dando notícias :)!

domingo, 19 novembro, 2006  
Blogger Rute&ZéAfonso said...

Que saudades amiga!!!Esperamos que postes umas fotos brevemente...deve tar linda a Bia,e super crescida!
Lá desenvolvida tá ela,né?

Kiss*

segunda-feira, 20 novembro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

I didnt find thing that i need... :-(
yahoo

sábado, 25 novembro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Good afternoon many have machines which not insuranced,
you have a unique opportunity only today to receive insurance the machine free of charge
auto insurance
auto insurance
cars insurance
cars insurance
texas car insurance
texas car insurance
car insurance quotes
car insurance quotes
car insurance policy
car insurance policy
xanax
phentermine
buy tramadol

sexta-feira, 01 dezembro, 2006  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home