domingo, novembro 12, 2006

Ai que desnaturada!!

Eu sei... eu sei...!

Já não escrevo nada há mais de um mês, eu sei!
Mas a Beatriz tem estado doentinha... Acho que já perdi a conta a tudo o que ela teve. Desde que entrou para o Infantário (ou Infectário, como diz o médico!) que apanhou um pouco de tudo...
Teve, febre, vómitos, diarreia, uma rinofaringite, três otites, uma bronquiolite e agora está com candidíase (é assim que se escreve?), tem no pipi e um bocadinho na cara, mas já está a ser tratado com Lutsine e Canesten.
Já tomou 4 antibióticos diferentes (Klacid, Clamoxyl, Augmentin e Macropen) para além de Ben-U-Ron, Brufen e Ventilan para os aerossóis.
Tadinha da minha princesa, tão pequenina e já com tanta porcaria no organismo...

Mas agora já está bem (por acaso, ontem já começou com ranhoca outra vez...), tivémos alguns sustos e algumas idas ao hospital, mas já passou. Só espero que estas "ites" todas a tenham deixado um pouco mais resistente.

Falando de coisas boas... Bem, ela está linda!
Como podem calcular, num mês acontecem evoluções espantosas, e a Beatriz está cada vez mais independente.
Já tem dois dentinhos em baixo, e o superior direito já começa a espreitar.
Diz "mamã" e "papá" e associa a nós. Isto porque nós perguntamos "Onde está a maã?" ou "Onde está o papá?" e ela olha para nós, respectivamente. Também pergunta "Ôn-tá?" ("Onde está"?). e percebe o "não". Fala lá na língua dela e zanga-se muito com os bonecos, e também canta e dança. Canta imenso e dança ao mesmo tempo!
Bate palminhas com imenso barulho e ri-se imenso enquanto o faz! Adora que eu cante, trepa por cima do pai e adora o colo dele! Adora colo.
Gatinha que se farta, a uma velocidade incrível e com uma destreza impecável! Mas prefere andar. Adora estar em pé! Já se aguenta alguns segundos em pé, sozinha. Gosta de andar agarrada ás mesas e cadeiras e não tem medo nenhum de se aventurar sem se agarrar, mas ainda não tem equilíbrio suficiente, por isso a mãe galinha está sempre atrás dela.
Não gosta muito de estar no parque... Por vezes (muito raramente) fica lá uma boa meia hora, entretidíssima, mas na maioria dos casos, depois de mandar os brinquedos todos para fora, quer sair também.
Há dias em que é muito meiguinha, em que me dá festinhas no braço enquanto a adormeço e em que mexe no meu cabelo devagarinho... Mas isto é uma hipotese num milhão...
Normalmente é bruta, muito mesmo.
Agarra-me os cabelos e não larga enquanto eu não vou lá e não lhe solto dedinho por dedinho. Gosta de dar beliscões e de nos morder o nariz. Dá-nos estalos (valentes) e morde-nos sempre que pode...
Anda muito aflitinha dos dentes, como se vê... Por vezes de noite chora, com dores...
E também puxa o cabelo dela, e com força. Depois chora, claro!

Tem mau feito (não sei a quem sairá assim...), detesta ser contrariada (estica-se toda e manda-se para trás) e, se lhe tiramos alguma coisa da mão, põe um ar zangada e com uma voz a condizer diz "Ôn-tá??!"

Adora tomar banho, mas detesta quando a tiro da água, chora e mostra todo o seu feitiozinho, uma vez mais, esticando-se para trás (sim, já bateu com a cabeça algumas vezes por fazer isto, e o principal alvo é o meu nariz [quando está ao meu colo!]). Tem muitos bonequinhos no banho e gosta de agarrar em todos ao mesmo tempo. Chapinha que se farta e eu saio da casa-de-banho quase tão molhada quanto ela.
É um castigo para lhe mudar a fralda, está sempre a virar-se, o que dificulta bastante o processo.
Tem imensa força, por vezes fica mesmo complicado fazer-lhe os aerossóis, por exemplo, porque ela afasta aquilo da cara e vira-se toda (e estica-se para trás, claro...). Um castigo, é uma peste a minha filha!!! Uma linda peste!

Continua a dar-nos noites óptimas... estou a ironizar, claro!
Agora já nem as 4 horas seguidas dorme... Habituou-se mal (mea culpa) e só adormece ao colo.
Acorda de noite para brincar, mas normalmente passa-lhe depressa. Tanto pode adormecer em alguns segundos, como posso andar ali meia hora dum lado para o outro a cantar que ela não fecha o olhinho. Por norma, canta comigo, e que bem que ela canta!

Ainda mama, mas já não tenho leite suficiente, já só dá para um vez por dia que, convenientemente, calha a meio da noite. Bebe o Aptamil 2 antes de dormir e de manhã e gosta bastante.

Na creche não pára quieta, já deu umas quedas mas nada de grave. Gosta imensa de lá estar e apenas uma ou outra vez é que fez fita para lá ficar! Vê-se que adora as educadoras e as estagiárias, e estou bastante descansada em relação a isso. O pior são as viroses, que volta e meia a atingem...

Com tanta virose, tanta porcaria que ela já apanhou, o peso desceu, e muito...
E isto deixa-me muito triste. A médica dela diz-me para não me preocupar que ela recupera num instante, mas ainda não recuperou nada...
Está com 7560 (percentil 10-25), 72 cm (um pouco acima do percentil 50) e o perímetro cefálico não me lembro, mas sei que também está acima do p50.
O desenvolvimento dela é excelente, mas está magra. Já não tem as bochechas gordinhas que tinha antes.

Mas come muito bem.
Vejam:
Pequeno-almoço: 210 ml de leite
Almoço: 200 ml de sopa (legumes + carne/peixe) + 100 gr de fruta + 30 ml de água
Lanche: 150 ml de papa + 30 ml de água
Jantar: 200 ml de sopa (legumes + carne/peixe) + 100 gr de fruta + 30 ml de água
Antes de dormir: 210 ml de leite
A meio da noite: Leitinho que a mamã esteve a armazenar o dia todo.
Entre refeições: Umas bolachas

E até nem faz muita fita para comer, o problema é que a menina é uma brincalhona e, para lhe dar uma refeição, é preciso irmos protegidos com um chapéu de chuva...
Ela cospe, brinca, fala com a boca cheia, mete as mãos na boca cheia de comida e depois passa-as pelo cabelo, não desiste enquanto não enfia a mão dentro do prato (apanha-me distraída), mete a cabeça de lado (para a colher não entrar cheia!), diz "não" com a cabeça, prende a colher com os dentes, etc, etc, etc...
Isto é giríssimo para quem está a ver, mas para mim é uma dor de cabeça dar-lhe comida, porque ela suja-se toda, e suja-me também...

Mas é uma bebé muito saudável, muito desenvolvida, muito esperta e, tenho a certeza, muito feliz! O riso dela é contagiante... e é tão bom ouvi-la rir, vê-la a meter-se connosco!

Está linda, linda! A Beatriz foi a melhor coisa que me aconteceu!