sexta-feira, julho 28, 2006

Assim de fugida...

... só para dizer que a Bia já diz "dadadadadada", e já come a papa toda! Adorou a de Maçã da Cerelac!
Mas impõe uma condição para comer, e juro que é verdade!
Eu tenho que cantar. E tem que ser Dulce Pontes...
Se eu me calar, ela cerra a boca e não há colher que entre por ali adentro...
Enfim... Mas está linda e maravilhosa!

Fuuuuiiiii bailaaaaaarrrrr!!!!

domingo, julho 23, 2006

Já senta!

No último post referi que a Beatriz ainda não se aguentava sentada. Acontece que isso mudou, 
e foi de um dia para o outro.
Costumava sentá-la todos os dias, um bocadinho, para ver se se aguentava pelo menos alguns segundos.
E no dia 19 de Julho aguentou.
Mais do que alguns segundos, agora aguenta-se sentada durante imenso tempo, brinca sentada, e só quer estar sentada...!
Perde o balanço quando vê alguma coisa fora do alcançe dela e tenta apanhar. Manda-se para a frente e aterra de barriga para baixo.
Uma coisa é engraçada, é que vê-se que ela já se quer sentar sozinha. Então, é vê-la a dar voltas e mais voltas, sem conseguir. Normalmente tenta, de barriga para cima, levantar-se, como se tivesse a fazer abdominais. Mas não vai muito longe. Se até para nós é dificil quanto mais para ela, tadinha!

Aprendeu hoje a dar estalinhos com a língua... Fica muito entretida, e nós todos babados. Só não achei muita piada quando estalou a língua com a boca cheia de papa.
É esquisita para comer, e tal como eu, também não gosta de provar coisas novas. Gostou da primeira papa, mas torceu o nariz com a segunda (Cerelac Multifrutos), recusou-se mesmo a comer... Hoje já comeu melhor, pouco mais de metade.

Está bastante grande, tem 68 cm (p75), perímetro cefalico de 44 (p75) e está com 7500 (+\- , p60). E sim, ela engordou 1,300 Kg num mês, e foi antes de começarmos com as papas... e ainda estava eu com receio da qualidade do meu leite...

Agora vamos numa de patetice. Fluídos. Meus e dela.
Começando por ela, refiro desde já que, por minha vontade, amamentava a Beatriz em exclusivo até ela saber ir á casa de banho sozinha... Porque será?!
Falando dos meus fluídos, é com alguma preocupação que vos digo que há 1 ano e 3 meses que não tenho o período. Não me estou a queixar, porque é uma alegria, mas a verdade é que não sei se ainda será normal. Esta semana marco uma consulta de planeamento familiar. Just in case...

Mais uma vez, passo por aqui a correr, como que sem consideração por vocês que continuam a visitar-me.
Vou mudar de casa, dentro de um mês estarei na casa nova, e ainda tenho que instalar a net e comprar um computador novo... Por isso, esta situação manter-se-á por tempo indefinido.
Podia encerrar o blog, bem sei. Mas, mesmo que poucas vezes, ainda o consigo vir actualizar.
Não será muito mais, prometo.

A Bia entra na escolinha dia 4 de Setembro, e eu e o Tiago temos a nossa primeira reunião de pais no dia 1. Estou ansiosa por ver a reacção dela!
Apesar de relutante em deixá-la lá, sei que vai ser bom para as duas. Ela vai estar com 7 meses e meio, e muita sorte tenho eu em poder ficar com ela até tão tarde.
Depois, tenho todo o mês de Setembro para preparar o meu ano lectivo e tratar de tudo.
Ainda faltam 2 meses e meio para começarem as aulas, mas mal posso esperar.

A minha filha está linda e maravilhosa. Está a desenvolver-se lindamente. Estica taaaaaanto os bracinhos para pedir colo, mas é muito selectiva: só eu e o pai!!

Um beijinho muito grande para todas vocês que me visitam e muitos parabéns á Rute pelo nascimento do Afonsinho.

segunda-feira, julho 17, 2006

6 meses e a 1ª papa!!!

Hoje, a princesinha faz 6 meses! Meio ano de uma vida absolutamente deliciosa!
E hoje (e ontem, e amanhã) eu estou toda babada, ela está tão crescida! E a entrar numa fase de descoberta que me deixa em êxtase!
E ontem, comeu a sua primeira papa!!!
Eu já estava mais que ansiosa para lhe começar a dar papas... Adoro amamentá-la, mas já me estava a apetecer passar para uma nova fase...
E assim foi, e Bia já comeu a sua primeira papa (Cerelac Milho e Arroz), e eu não podia deixar de vos presentear com as fotos.


Demos a primeira papa ontem, para que o Tiago pudesse estar presente. É que resolvemos que a papa iria ser dada ao almoço, e a essa hora ele está a trabalhar. Assim, hoje, já lhe dei a segunda papa, e correu bastante melhor... a Bia comeu cerca de metade do que estava no prato, o que, para uma segunda vez, não é nada mau!
Ela cospe tudo, mas aos poucos já vai entendo o sistema da colher!!



Outra novidade: Já se vira toda... rebola na cama e tudo!
Está de barriga para cima, e vira-se de barriga para baixo, o bracinho fica preso debaixo do corpo, mas ela trata logo disso, e aguenta-se assim imenso tempo! Quando está cansada, volta a virar-se de barriga para cima!
Já se senta muito direitinha, mas ainda não se aguenta sozinha durante muito tempo, e eu também tento não forçar. Provavelmente, a esta altura, ela já se deveria aguentar sentada durante algum tempo, mas eu não tenho pressa, e quero que ela siga o seu ritmo natural!
Mas na espreguiçadeira, aguenta imenso tempo sentada. Mas é mesmo só ali...



Custa a acreditar que já tenham passado 6 meses!
Mas foi tudo vivido segundo a segundo, aproveitado até ao mais ínfimo momento. Aconteceu tanta coisa, ela aprendeu imenso, evoluiu tanto, que eu pergunto-me, como é que ainda só passaram 6 meses?!

A Bia já mostrou que, no feitio, sai á mãe... Não tem lá muito bom temperamento. Se está bem-disposta, se dormiu bastante, se está de bem com o mundo (o que é quase sempre), então tudo corre ás mil-maravilhas... Practicamente podemos fazer tudo com ela que ela não se queixa.

Mas se está mal disposta, o assunto é outro...! Tem que estar sentada como quer, senão refila. Não lhe podemos tocar na cara, que ela refila e afasta-nos a mão. Eu não me posso demorar um segundo que seja a arranjar-me para amamentá-la, que ela refila, e chora, e puxa as orelhas. E tem que ter na mão aquilo que quer (normalmente são comandos, telemóveis, teclados, etc), senão refila. Enfim, tem mau feitio. Ou uma personalidade vincada, depende do ponto de vista!

Uma óptima noticia, a Bia entrou num Jardim de Infância. Foi o único para o qual a tinha inscrito, porque era o único que eu realmente queria. A minha filha vai estar no melhor sitio possível, disso não tenho qualquer dúvida. E nem imaginam ( ou se calhar imaginam), o descanso que foi para mim saber que não tinha que a pôr num sitio qualquer quando as aulas começarem Outubro.

Aproveito para vos pedir desculpas, mas não vou ter tempo de comentar os vossos blogs. Estou numa biblioteca publica, daquelas com o tempo contade, e neste momento tenho 19 minutos para dar só uma vista de olhos em alguns blogs e ainda ver os meus mails... Assim que for possível compenso-vos.

sábado, julho 08, 2006

Olá!!

Tenho estado muito ausente, bem sei... E nem imaginam como fico contente ao ver que, mesmo não actualizando o blog há quase um mês, vocês continuam a vir aqui, a interessarem-se, a deixar comentários. Obrigada! E obrigada também pelas quase 20.000 visitas!
Já agora, o visitante nº 20.000 que se acuse.

Estou um bocadinho frustrada... Fiquei cerca de meia hora a escrever um post. Era grande e estava bastante completo mas, não sei bem como, apaguei-o antes de o publicar, pelo que ainda tou com aquele nervosinho. Enfim...

A Beatriz...
A minha filha está maravilhosa! Não há palavras para descrever... está linda, meiga, simpatiquíssima, sempre bem-disposta, muito espevitadinha, muito curiosa!



Teve muitas evoluções nestas últimas semanas...
Grita, palra e guincha de uma maneira que não dá para ouvir mais nada...
Diz muitas vezes "ga-ga-ga-ga" e "caca". Nada que se pareça com "mamã", apesar de eu já ir insistindo.
Já tem mais cabelo na parte da frente da cabeça, mas ainda falta crescer muito até que seja digna de um ganchinho...
Pede colo! Estica os bracinhos todos para a frente a pede muito colinho! É tão bom...
Vai começando a aguentar-se sentada. E se lhe puser umas almofadas á volta aguenta-se durante bastante tempo. Acho que só não se aguenta mais porque não pára quieta um só segundo! Manda-se toda para a frente para tentar agarrar as coisas. Se não tiver nada á frente, os pés servem perfeitamente.
Põe os pés na boca com relativa facilidade. Deixar-me tirá-los é que é complicado...
Já não convém deixá-la sozinha na minha cama, mesmo que seja no meio e tenha almofadas á volta. É que esta piolhita dá voltas de 180º estando deitada... e já se vai arrastando. Não sei bem como, mas eu ponho-a num lado e, passado algum tempo, já ela esta uns 20 cm mais á esquerda... É um perigo, esta criança!



O banho agora é colectivo!
Isto porque, depois do banho dela, eu estou quase tão molhada quanto ela... A princesinha descobriu as maravilhas do chapinhanço e a alegria que é deixar o chão todo molhado.
Dar-lhe banho revelou ser bem mais complicado com o passar do tempo... Ela está cada vez maior e, toda esticada, já não cabe dentro da banheira. Mas também não gosta de tomar banho deitada, prefere estar sentadinha! Mas como ainda não se aguenta sentada e a banheira é um bocado escorregadia, fica ainda mais dificil satisfazer as vontades da princesa...
Tudo isto, com o chapinhanço á mistura, estão a imaginar, né?!
Mas ela adora o banho, basta ver a carinha de alegria quando sente os pés na água. E eu vejo que ela fica mais relaxada e que já sabe que, depois do banho, é leitinho e caminha!

Os dentinhos, nem vê-los. Ela tem a gengiva dura, está sempre a pôr tudo na boca e, quando me apanha os dedos, já os consegue magoar com aquela gengiva toda...
No entanto, não tem dores, nem incómodos, nem aspecto de que vão nascer nos próximos tempos...



A Beatriz adora sentir tudo com as mãos. Lança-se a tudo o que quer agarrar e, antes de levar á boca (o objectivo final é esse), esfrega os dedinhos no que encontra... Podem ser mantas, malas, almofadas, cabelos, toalhas, fraldas (as descartáveis também!) ,  cabelos, roupa... qualquer coisa serve, desde que tenha uma textura diferente!!! E faz imensas caretas enquanto experimenta as diferentes sensações. É tão engraçado...

A Beatriz fez uma amiga nova!! A Isis é filha de um casal amigo nosso e tem 10 meses!
Está numa fase giríssima e é super simpática! Uma ternura aquela bebé!
E a Bia entendeu-se muito bem com ela... Ficava admirada com algumas coisas, claro, afinal a Isis leva-lhe quase 5 meses de avanço e, nesta altura, essa distância faz toda a diferença.
Haviam de ver a cara de admiração da Beatriz quando a Isis se levanta... Olhou para ela como quem diz: "Olha lá, como é que fazes isso?!"...
E ficou ainda mais admirada por ver aquela pessoa que é mais ou menos do tamanho dela a fazer-lhe "festinhas" na cara e na cabeça e a fazer "Triiimmm" no nariz...
Foi comovente ver ali as duas a interagir! Foi de tal modo emocionante que eu e a Vânia (a mãe babada da Isis) fizémos um pequeno video e tirámos cerca de 50 fotos cada uma, durante os 5 minutos que as piolhitas estiveram sentadas lado a lado no sofá... Só vendo mesmo!



No post anterior referi que ia introduzir os sólidos na alimentação da Beatriz antes do que estava planeado, porque estava com a sensação de que ela estava com pouco peso.
No dia seguinte, foi a consulta dos 5 meses da Beatriz e, de facto, ela está no percentil 45 de peso. No entanto, não é grave. Pois ela tem aumentado cerca de 400 gramas por mês, desde há 3 meses para cá... Com isto, quero dizer que a minha filhota (que está bem gorda, por acaso!), continua a ser alimentada exclusivamente de leite materno... e assim continuará por mais ... 1 semana e 3 dias!



Depois conto aqui como foi a 1ª papa!!!
Quero aproveitar para agradecer todos os comentários anteriores, sobre sopas e papas! Acreditem que foram de grande ajuda! Obrigada!

E a nossa selecção... chegar até ás meias-finais para depois nos fazer isto... Fique triste, claro, mas acho que já foram bastante longe! Podiam era ter-nos dado a alegria de um 3º lugar, mas tudo bem! Depois  no Euro 2008 compensam-nos!



Agora, vou adormecer a minha bonequinha! E amanhã, vou-me pôr a par de todas as vossas novidades e comentar os vossos blogs!