quarta-feira, junho 21, 2006

5 meses!

5 meses! A minha filha fez 5 meses no sábado passado.
Até é dificil acreditar que já se passaram 5 meses.
Ela está diferente, agora temos novidades practicamente todos os dias.
Nem sei por onde começar...
. Adora os pés, descobriu que os tem e que pode pô-los na boca.
. Já se aguenta sentada sozinha durante alguns instantes, e durante bastante tempo se lhe segurarmos na mãozinha. Mas eu evito fazer isso, porque tenho a sensação que estou a forçar a coluna dela.
. Farta-se de palrar, de gritar, de gargalhar.
. Estica os bracinhos como que a pedir colo.
. Já reconhece as pessoas que estão mais com ela (para além do Tiago e eu!)
. Ri-se muito facilmente.
. Canta! E eu canto com ela.
. Gosta de chuchar no dedo enquanto mama (é estranho, e dói á brava!).
. Hoje aprendeu uma coisa nova, que me fez rir até doer a garganta: Põe os lábios todos para dentro, como fazem os velhos. Como não tem dentes, parece mesmo uma velhota!
. Estica os bracinhos para tudo.
. Leva tudo á boca.
. Não pode ver nada sem mexer.
. Ela é a cara do Tiago. E nem imaginam como ele fica todo babdo quando T-O-D-A a gente diz isso!
. Está linda, e eu não estou a ser capaz de relatar tudo... Falta tanta coisa...

Uma coisa menos boa:
No domingo, com 5 meses e um dia, a Beatriz teve febre pela primeira vez.
Eram 6h da manhã quando reparei que ela estava quente, e que tinha as mãos quentes (o que é muito raro nela). Medi-lhe a temperatura rectal: 38.7º.
Com calma, e a tentar não entrar em pânico, dei-lhe um ben-u-ron.
Passados 45 minutos, a temperatura tinha descido para 38.1º e uma hora e meia depois do ben-u-ron, estava com 37.9º.
Mas tinha tosse.
Fui controlando a temperatura, e na manhã seguinte liguei para a linha de pediatria do Saúde 24.
Depois de inúmeras perguntas, de despiste de otites e de uma triagem caseira, a enfermeira de serviço mandou um fax para o hospital mais próximo a avisar que eu estava a chegar.
Não era por causa da febre, nem da tosse.
A Beatriz tinha a moleirinha inchada, o que não é normal, visto que ela costuma ter uma cova. O inchaço poderia ser o sinal de uma possível infecção.
Fomos imediatamente atendidos.
Depois de ter sido vista por 3 pediatras, visto que foi pedida uma 2ª e 3ª opinião, chegaram á conclusão que ela estava constipada, e que a moleirinha inchou devido ao pico de febre.
A única coisa a fazer é ir controlando a temperatura (que se ficou pelos 37.5º) e estar atenta a outros sinais.
Quanto á tosse (que ainda persiste) não se pode fazer nada.
Hoje, ficou com o nariz entupido, e tenho estado a pôr-lhe soro, que ela detesta e já fica apavorada assim que vê o frasco.

Um outro assunto:
Provavelmente, durante a próxima semana, vou introduzir os sólidos na alimentação da Beatriz.
Até agora, ela tem estado exclusivamente a leite materno. Mas, no hospital, pesaram-na e, com roupa, sapatos e fralda, tinha 6,520 Kg.
Ou seja, ela deve ter uns 6,200 Kg.
Para um crescimento normal, deveria ter pelo menos 6,500 Kg, mas como estamos longe desse valor, o meu leite, por si só, já não está a ser suficiente. De qualquer maneira, vou saber amanhã a opinião das enfermeiras.
Eu gostava de amamentar em exclusivo até aos 6 meses, mas não é nenhum drama. Vou continuar a amamentá-la e acho que até vai ser giro começar com as sopas e as papas.
Claro que estou completamente á nora.
Nunca fiz comida para bebé, logo não faço a mínima ideia. E como estou sem net, torna-se complicado procurar informação.
Não encontro um único livro sobre o assunto (também só procurei em supermercados). Por isso, resta-me a consulta dela, amanhã, para pedir umas dicas ás enfermeiras.
Aceitam-se receitas de sopinhas.
Só não sei é quando poderei vê-las.

Queria agradecer-vos por continuarem a vir aqui, saber noticias da minha filhota. Tentei actualizar-me nos vossos blogs, mas não foi possível fazê-lo em todos.


Obs: Tinha precisamente 7 fotografias dela para postar aqui. Mas o blogger não deixa.
Se tiver tempo, tento amanhã de manhã.

20 Comments:

Blogger Nita said...

Fico muito contente por saber que esta tudo bem convosco! Tb não sei nada de comidas para bebés, mas tenho a certeza que as enfermeiras te vao ajudar!

Bjinhos grandes **

quarta-feira, 21 junho, 2006  
Blogger Cris said...

Ainda bem que a constipação da Beatriz já está controlada - deve ser horrível vermos os nossos bebés doentes.
A Rafaela ainda só come papa 1x por dia e gosta bastante. O resto é maminha. Quanto às sopas ainda não faço, talvez p/ o próximo mês, pelo que não te posso ajudar. Mas certamente o médico te vai dar umas dicas - só vais poder colocar alguns ingredientes, etc.
Beijinhos grandes.

quarta-feira, 21 junho, 2006  
Blogger Loira said...

Parabéns à Bia linda!!!
Isso é q deve ter sido um susto. Mas olha q, se ela estava doentinha, é normal não subri de peso. Mas acho q fazes bem em introduzir os sólidos, fi-lo aos 4 meses com o Zezinho e continuo a amamentar, como sabes.
O pediatra do Zezinho sugere começar pelas papas, pq são mais agradáveis ao paladar. como a Bia não é gorda, a papa só lhe vai fazer bem. Eu prefiro as da Milupa. Tens de comprar qq papa, mas sem gluten, daquelas q diz a partir dos 4 meses. Só conheço a mIlupa, Cerelac e Nutriben. Eu costumo dar uma variedade por 5 ou 7 dias. Essa papa deve substituir uma refeição de mama: almoço ou jantar. Passados 15 dias, deverás introduzir a sopa. O médico disse-me para fazer batata, cebola e cenoura. Dps vais introduzindo um novo vegetal por semana. A sopa substituirá outra refeição.
Nos primeiros dias, o importante é
q ela aceite umas colheres... eu dava smp de mamar a seguir ao príncipe. ao fim de uma semana, ele já sabia bem q da colher vinha alimento e do bom.
Alguma coisa q precises, diz.
bj*

quarta-feira, 21 junho, 2006  
Blogger Avozinha said...

A pediatra da minha netinha J. deu todas as indicações à minha filha e ela começou por sopa. É muito fácil: os legumes, nada de sal, passa-se tudo, um fio de azeite e já está.

quarta-feira, 21 junho, 2006  
Anonymous Anónimo said...

querida, ainda no seguimento do que te disse da outra vez...

meia batata, meia cenoura e um bocadinho de alface, bem lavada, por exemplo. nada de sal! um fio de azeite no final (para que não ferva, se quiseres. é por volta dessa altura que as reservas de ferro do bebé começam a diminuir e daí a importância dos legumes verdes. não ponhas carne, nem peixe nem feijão.

a fruta pode ser banana, pêra, maçã, para começar. ralada, crua ou cozida.

as papas devem ser sem glutén. lacteas (que se fazem com agua) não lacteas (que podes fazer com o teu leite).

mas a pediatra explica-te isto tudo muito melhor do que eu. =)

beijinhos às duas

quarta-feira, 21 junho, 2006  
Blogger Rita_in_UK said...

Ola Ana,
Bem... grande susto. Ainda bem que nao era nada de grave! As melhoras dela...
O meu pediatra, e' bastante controverso, relativamente ao que vejo os outros fazerem, mas eu confio imenso nele, e o que ele me mandou fazer foi:
Comecar pela sopa, e nao pela papa. Eles comendo bem a sopinha e a fruta, a papa tambem "marcha" sem problemas. Papa apenas 5 veses por semana para nao engordar muito (isto, especialmente nas meninas eu considero importante, porque podes estar a criar uma tendencia para a "engorda" e depois na adolescencia a Bia e' que sofre...)
Receita da sopa: 1 legume branco (batata, nabo, courgette), 1 legume laranja (cenoura ou abobora), 1 legume verde, 1 cebola, e um pinguinho de azeite apenas quando a sopinha ja estiver no prato pronta a comer.
A fruta era sempre crua, picada na hora. Comecei com a maca e a pera, mas rapidamente passei para a manga e papaia, que por serem mais fibrosas ajudavam na prisao de ventre.
Eu fazia sempre a sopinha para 2 dias e guardava no frigorifico.
E pronto, ja me alonguei... Bjinhs grandes para voces,
Rita

quinta-feira, 22 junho, 2006  
Blogger Rita said...

Parabéns pelos 5 mesinhos da Bia. A mim ainda me parece que ela nasceu ontem...
Espero que fique boa depressa dessa febre da treta. Quanto às sopas as enfermeiras costumam dar umas dicas.
De início uma batata, uma cenoura, uma cebola (pequenina) fazem maravilhas. Com um fio de azeite depois da sopa estar cozida!
Não faças muito líquida tipo leite.
Depois de uma semana acrescentas uma verdura (alface, espinafres, agriões, bróculos ou nabiças). Mas só uma por semana para ver se ela faz alergia a alguma coisa. Há quem não ponha cebola.
Sal não se põe.
Beijinhos
Beijinhos

quinta-feira, 22 junho, 2006  
Blogger cristina said...

Parabéns à Beatriz pelos 5 mesinhos.

Podes começar a dar a Beatriz sopa, papa e fruta.

Fruta: começa por dar pêra, maçã e banana visto ela ser ainda pequenina e nada de morangos e citrinos.

Papa: Qualquer uma sem glutem

Sopa: Para já começa com uma sopa básica de batata, cenoura e alface sem sal e com 1 fio de azeite no prato depois de pronta, depois vai acrescentando 1 legume com espaço minimo de 3 dias entre eles para ver se faz alguma alergia.

bjs

quinta-feira, 22 junho, 2006  
Blogger *Quicas* said...

Olá. A Flor começou há pouco tempo a comer papas. Já experimentou Nutribén, Cerelac maçã, Cerelac pêra e Cerelac multifrutos, sempre sem gluten e de preparar com água. Também come maçã cozida. Quanto às receitas, há um livro muito bom: "1,2,3 uma colher de cada vez". Espero que te seja uma grande ajuda!!
Melhoras para a Bia...

www.a-minha-flor.blogspot.com

quinta-feira, 22 junho, 2006  
Blogger Marlene said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sexta-feira, 23 junho, 2006  
Blogger Mãe Gabi said...

beijos enormes espero que já esteja tudo bem!

sexta-feira, 23 junho, 2006  
Blogger Carina said...

Como já alguém mencionou, existe o livro "1, 2, 3 Uma colher de cada vez". Eu tenho esse livro, se quiseres posso emprestar-te. Tenho de ir a Lisboa próxima semana e se quiseres encontro-me rapidamente ctg para to entregar.

Se quiseres diz qq coisa no messenger. MEsmo que eu não esteja por lá depois leio.

Beijocas!

sexta-feira, 23 junho, 2006  
Blogger Cláudia said...

Parabens pelos 5 mesinhos da Beatriz!
Quanto à sopa...não te posso ajudar!
Desculpa.
Beijinho

domingo, 25 junho, 2006  
Blogger Clara said...

1 beijoca e boa sorte para essa nova etapa da tua linda menina - agora vai conhecer outros dotes da mamã: a culinária!

terça-feira, 27 junho, 2006  
Blogger ~Su~ said...

Muitos parabéns (ainda que atrasados) à linda Beatriz!! :)

Já te ajudaram muito em relação à comidita. Só uma coisa: a Lara começou pela papa e ainda que tenha custado a introdução da sopa, agora come-a super bem! E as papas foram também complicadas de início. É difícil, um bebé que só chucha, perceber como comer como gente grande :)

Beijocas e boa sorte!

terça-feira, 27 junho, 2006  
Blogger Smas said...

Só passei para te dar um beijinho.
Era para te convidar para o encontro mas acho que não vais ver a tempo.
Bjs quase aí

quarta-feira, 28 junho, 2006  
Blogger Mamã artesã said...

São tão lindos nesta fase em que tentam imitar tudo o que vêem e já começam a querer "mandar". Mas claro que há sempre aquelas alturas em que temos menos paciência e nos deseperamos, não é?
Joquinhas
Sofia

www.piolhitolindo.blogspot.com

quinta-feira, 29 junho, 2006  
Blogger Carla Santos Alves said...

Olá querida

Ainda bem que foi só um susto!

Ela deve estar linda!

Bjs

Carla

terça-feira, 04 julho, 2006  
Blogger Sandra said...

Olá, deixa-me dizer-te desde já que te considero um exemplo a seguir. Pela força, coragem e preserverança. Parabéns. E claro, parabéns pela Beatriz que é linda!!

Vai dando notícias, e espero que não leves a mal, apesar de não nos conhecermos, ter tomado a liberdade de deixar um comentário.

Felicidades

quarta-feira, 05 julho, 2006  
Blogger Rita_in_UK said...

Entao Amiga???
So' voltas para o post dos 6 meses??? E noticias da lindona da Beatriz aqui para as Tias???
Bjinhs,
Rita

sábado, 08 julho, 2006  

Enviar um comentário

<< Home