domingo, junho 04, 2006

Quando o assunto é dormir...

...esta menina tem os seus dias.

. Há dias fáceis, em que basta deitá-la de lado e dar-lhe festinhas na cabeça que ela adormeçe em poucos segundos.
. Há dias "assim-assim", em que ela está mais virada prá brincadeira e exige que a embale (deitada na cama, porque no colo não gosta), e que lhe meta a chucha na boca várias vezes, visto que ela insiste em cuspi-la. Demora um pouco mais, mas em 5 ou 10 minutos ela está a dormir profundamente.
. E há os dias maus. Que têm sido estes últimos. Provavelmente é do calor, porque ela nunca tinha feito nada do género. Começo por deitá-la de lado e dar-lhe festinhas. Não quer, só de a deitar de lado desata logo aos berros.
Só isto, torna todo o processo mais complicado. Se está de barriga para cima não consigo embalá-la, por isso, vou mesmo ter que puxar pela imaginação.

São 22h45 (+/-) e nem mama, nem colo, nem com cantorias (desata-se a rir!), nem o colo do pai... Nada a faz adormecer.
E, a certa altura, já eu estou a ficar com um pouco menos de paciência.
Ela está tão agitada que fico com a sensação de que não tem sono. Brinco com ela, ponho-a no meu colo, mas aborrece-se facilmente. Começa com aquele lamento de quem não está nada bem disposta.
Confirma-se, está cheia de sono.
Volto a tentar um pouco de tudo, e ela volta a negar tudo. Chora, chora bastante. Vejo que os olhos dela já têm olheiras e começam a ficar vermelhos de tanto sono.
Quero adormecê-la, mas já não sei como. Ela transpira. Mas tem apenas um body de algodão de manga curta. Nem meias tem. E não me parece que esteja tanto calor que se justifique deixá-la só de fralda, visto que eu estou de t-shirt e calções e estou bem.
Ela continua a chorar. E eu, já sem paciência nenhuma, deixo-a chorar. Sozinha.
Recorri a tudo, já não sei o que posso fazer mais.
Volto, ela olha para mim e pára de chorar, volto a tentar tudo. Abano-a ao colo, ando com ela de um lado para o outro.
Nada, continua a chorar e cada vez com mais sono.

Começo a irritar-me, porque não sei mais o que fazer.
Peço ao Tiago para tentar de novo adormecê-la e vou tomar um banho. Gelado.
Volto do banho mais fresca, e com mais paciência.
Pego nela, sem deitá-la, apenas encostada a mim. Ando ás voltas com ela pelo quarto enquanto lhe falo. Que ela tem que dormir. Que é muito pequenina para ficar tanto tempo acordada. Que já chega de tanta birra. Que a mamã sabe que está calor. Que tem que ser.

Vou para a minha cama e deito-a ao meu lado. De barriga para cima, as duas.
Dou-lhe a chucha, e faço-lhe festinhas na barriga.
Peço-lhe desculpa por não ter tido mais paciência.
Olho para ela, e já adormeceu.

São 01h30.

Ontem foi assim. Espero que hoje seja diferente.
Da minha parte, porque sei que ela vai fazer o mesmo.

17 Comments:

Blogger Nita said...

Olá miga, estive o fim de semana fora, daí a minha ausência!Já vi que a Bia está linda e cada vez mais safada!:D PARABENS! Desculpa não poder ajudar qnt ao infantário... Bjinhos

domingo, 04 junho, 2006  
Blogger Smas said...

Olá!
Adorei a foto anterior, vocês estão lindas.
A minha também faz birras de sono mas está a melhorar.
Aqui também está muito calor, um calor húmido e abafado, o que nos vale é o ar condicionado e não faz mal à Beatriz, desde que não ponhas muito frio, aqui em casa está sempre nos 24-25. Bjs

segunda-feira, 05 junho, 2006  
Blogger Jane & Cia said...

A nossa calma passa muito facilmente para eles, assim como a nossa irritação, acho que o que a fez adormecer foi o teu banho gelado :+)
Melhores noites para vocês.
Obrigada pela visita... continuem lindas!

segunda-feira, 05 junho, 2006  
Blogger Diana Bento said...

Para a próxima vez tira-lhe o body e deixa-a só com a fralda. Pode ser mesmo do calor. O meu, na semana passada estava só com o body, mas fartava-se de mexer, de um lado para o outro e não havia meio de adormecer. Deixei-o só com a fralda e foi remédio santo. Depois é só cobri-lo com o lençol.

Beijocas.

P.S. A foto de baixo está linda!

segunda-feira, 05 junho, 2006  
Blogger Cris said...

Bem, que dose... A Rafaela também andou cerca de 2 semanas a não querer dormir... graças a Deus parece que foi uma fase.
Ela sempre adormeceu muito bem, eu deitava-a na cama e, passado pouco tempo, apagava a luz e ela lá adormecia. De um dia para o outro, sem nenhuma alteração no nosso comportamento, passou a querer festa à hora de dormir... mas acabava por adormecer ao meu colo sem grande dificuldade!
Agora, já voltou a adormecer sozinha, graças a Deus!
Tens que ter paciência, sei que é complicado, pois também chegámos ao fim do dia exaustas e queremos descansar, mas se elas se apercebem que estamos nervosas,. ainda ficam pior - pelo menos a Rafaela é assim.
Beijinhos grandes.

segunda-feira, 05 junho, 2006  
Blogger Tita said...

Oh linda, é mesmo assim nem todos os dias temos a mesma paciência :) olha acho que vos vi ontem no shopping dos olivais? pode ser
? jinhos

segunda-feira, 05 junho, 2006  
Blogger RB said...

miga, é normal eles o fazerem, é a forma de libertarem a energia e o cansaço acumulado durante o dia, o Rodrigo, tb de vez em quando faz o mesmo. O importante é te manteres calma. Pega nela, despe-a, munda-lhe a fralda, mm que não esteja suja e volta a iniciar o processo todo de novo.
Acredita, que resulta, acabei de resolver uma agora!!!!
Tens é de te manter sempre calma, quando passar essa enregia e cansaço eles dormem.
bjs

terça-feira, 06 junho, 2006  
Anonymous Anónimo said...

ó tadinha de ti...ja passei por isso...é horrivel qdo sao dificeis pra dormir... e q nos nao dormimos assim q eles adormecem...e... andamos de rastos... Mas sao fases.. continua...e acrescenta leitinho morno pra dormir... dp de uma bela banhoca e logo logo vai melhorar ;)=! BJUS

terça-feira, 06 junho, 2006  
Blogger Carina said...

Deixa lá Ana... aqui por casa passa-se o mesmo. A diferença é que eu consigo colocá-lo a dormir no meu colo, a embalá-lo e por mais que ele chore e refile, acaba sempre por adormecer. Regra geral, basta eu fazer "shhhhhhhh" baixinho e soprar-lhe para a face que ele acaba por sossegar, quanto mais não seja no período compreendido entre 5 e 60 minutos, lol...

Beijoca compreensiva,

Carina

terça-feira, 06 junho, 2006  
Blogger Clara said...

Este calor não é fácil para eles...

Espero que em breve tenhas solução.

1 beijoca enorme

quarta-feira, 07 junho, 2006  
Blogger a mãe dos miúdos said...

a Joana teve um dia desses. um único. custou-me horrores. no nosso caso, e porque era inverno, foi mais fácil. ela mexia-se muito e eu agarrava-lhe os braços e as pernas enquanto lhe falava baixinho. acabou por acalmar ao fim de muito tempo.

o importante é que vocês os dois se vão revezando para não perderem a paciência.

espero que as noites voltem a ser diferentes

quarta-feira, 07 junho, 2006  
Blogger Loira said...

Conheço o filme! Com o Zezinho às vezes resulta umas palmadinhas no rabo e um shhhhhhhhh, q começa alto e vai ficando baixinho conforme ele vai adormecendo.
bj*

quinta-feira, 08 junho, 2006  
Blogger Co(S)mic Gal said...

Uma coisa te digo...gabo-te a paciência!!Eu desespero facilmente com a minha afilhada...se ela fica "xatinha" eu passo-a logo á minha irmã!!
Não sei, axo que é receio de não saber o que fazer!
As noite vao ser melhores
Muitas Bjokax e Bom fim de semana

sexta-feira, 09 junho, 2006  
Blogger Mamã artesã said...

Com todo este calor que se tem feito sentir, é natural que ela não consiga dormir. Tenta arrefecê-la com panos humidos na testa. Pode ser que resulte. Sempre alivia um pouco o calor.
Joquinhas
Sofia

www.piolhitolindo.blogspot.com
antigo www.embuscadumsonho.blogspot.com

sexta-feira, 09 junho, 2006  
Blogger Cláudia said...

Miga, é normal que ela também tenha insonias (julgo eu), mas vais ver que vai passar!
Beijinho grande

sexta-feira, 09 junho, 2006  
Blogger Nita said...

Olá Ana, o meu curso tb foi contemplado pelo processo de Bolonha, mas como ja estou no 3. ano, ainda não está 100% decidido o que vai acontecer! Se fizer todas as cadeiras fico no 3. ano (Novo Plano) com 16 cadeiras + estagio para acabar a licenciatura.Se por azar deixar alguma cadeira, já fico no 2º ano (Novo Plano)!

Mas pronto, eu vou tentar fazer o meu melhor, e o que vier será encarado com um sorriso nos lábios! :D
Bjinhos

sábado, 10 junho, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Great site lots of usefull infomation here.
»

sábado, 22 julho, 2006  

Enviar um comentário

<< Home