quarta-feira, dezembro 21, 2005

A 37ª semana de gravidez (comentada por mim!)

O bebé está mais gordo e com os pulmões quase preparados para respirarem sozinhos fora da mãe. Não fique sozinha ou, se tiver que ficar, tenha o contacto de alguém sempre à mão que a possa levar para o hospital. (nunca tou sozinha!)

O seu bebé
Agora, o que o seu bebé faz é engordar e crescer. Ele já mede 48,5cm em média, e pesa 2900g a 3000g. (a avaliar pelas minhas dores de costas a Beatriz pesa o dobro!) É só uma questão de tempo. (Ai...) Os pulmões estão praticamente prontos para respirar quando nascer. Em partos normais vemos que os pulmões se expandem bem e que não existe quase dificuldade ou desconforto respiratório. O bebé está, a cada dia que passa, mais gordo e a pele, rosada e cada vez menos enrugada. (Tá a ficar cada vez mais linda a minha princesa!)

A futura mãe
O seu útero pode ter permanecido do mesmo tamanho durante estas últimas semanas.(Eu tenho essa sensação, mas as outras pessoas notam imensa diferença de semana para semana...) Por volta desta altura, o seu médico pode fazer-lhe um exame pélvico de modo a perceber como é que está a progredir a sua gravidez. (Esse "exame pélvico" é na proxima semana...) Não é recomendado que a gestante fique sozinha, mesmo durante o dia, pois a qualquer momento pode haver uma urgência (!!!). Os seus documentos devem estar separados, (e estão!) as malas prontas, (também estão!) e sempre ter alguém disponível para levá-la à maternidade, quando sentir qualquer sinal de trabalho de parto ou qualquer sinal de urgência. (Sim, o serviço de táxis, ou o 112!)

Conselho para esta semana
Menos de cinco por cento dos bebés ainda se encontram com a cabeça virada para cima durante esta 37ª semana. (Não é o caso...) No entanto, alguns destes ainda se colocam em posição de cabeça para baixo, antes de a mãe entrar em trabalho de parto. Certifique-se que discutiu o assunto com o seu médico e que sabe qual é a melhor opção para o seu caso. (...)

Informações da responsabilidade de www.millenniumbcp.pt