quarta-feira, dezembro 14, 2005

A 36ª Semana de Gravidez (comentada por mim!)

O seu bebé está completamente desenvolvido. Na verdade, você está a sentir-se cada vez mais ansiosa e desconfortável porque ele continua a crescer (True!).

O seu bebé
O comprimento do seu bebé nesta 36ª semana é, em geral, de 47 cm e o peso, de 2700 a 2900 gramas (Isso explica a dor nas costas...). O cérebro desenvolveu-se rapidamente e tudo o resto está completamente desenvolvido. Nesta fase o bebé chupa no dedo, mexe as pálpebras, soluça e brinca com o cordão umbilical (Ai... eu derreto-me toda!). Às vezes também chora. Dorme 16 horas por dia (e não é de noite de certeza!) e sonha 65% desse tempo. A cabeça começa a forçar mais o colo para iniciar o trabalho de parto (Já me queixo disso há umas três semana...). As dores de acomodação são intensas e bastante desconfortáveis para a mãe (está a bold para intensificar!). Em compensação, o estômago e as costelas ficarão mais livres e você terá mais facilidade em se alimentar e respirar.

A futura mãe
O seu útero cresceu durante estas últimas semanas (e se cresceu!) e está provavelmente debaixo das suas costelas. A partir de agora deve começar a ir ao médico semanalmente (LOL) . Acontece, por vezes, as futuras mães sentirem alterações que vão da fadiga a explosões de energia. O seu peso está muito provavelmente a provocar-lhe dores de costas, prisão de ventre, azia e desconforto na zona pélvica (...isso tudo!). O clima de ansiedade é cada vez maior e a mãe sente-se incomodada para tomar banho, andar, sentar e até para respirar ou comer (er... para comer não!) . Tenha cuidado e preste atenção aos movimentos do seu bebé. Caso ele não se movimente por mais de 4 horas avise seu médico, para se certificar de que tudo está bem. A qualquer momento você pode começar a sentir cólicas, perder água ou sangue (!!!) . Caso isso aconteça, é hora de ir para a maternidade! ( mas nao faltam pelo menos duas semanas?)

Conselho para esta semana
Lembre-se dos sinais de trabalho de parto. O sinal mais característico de trabalho de parto é, sem dúvida, a presença de contracções. Estas contracções começam lentamente, com uma duração aproximada de 30 segundos e em intervalos de 30 minutos ou até de 10 em 10 minutos. Não devem ser acompanhadas de sangramento (tipo sangue vivo ou em quantidade grande) em nenhuma ocasião, a não ser, um sangramento discreto como o que acontece no final da menstruação. O intervalo entre uma contracção e outra vai diminuindo até chegar a ser de apenas 3 minutos. E aí sim temos um trabalho de parto. (Ai ... isto tá a andar rápido!)