segunda-feira, dezembro 12, 2005

A 35ª semana de gravidez (comentada por mim!)

O seu bebé já tem cerca de 2500 g e os pulmões praticamente desenvolvidos. Podem surgir algumas mudanças de humor durante este tempo causadas, essencialmente, pela ansiedade antes do nascimento do seu bebé. (Pois, se fosse só agora... Pobre Tiago!)

O seu bebé
Os pulmões estão quase totalmente desenvolvidos; no entanto, se o bebé nascesse neste momento, ainda teria que ir para uma incubadora (É das coisas que tenho mais medo, é a Beatriz nascer e eu não poder ficar logo com ela, tratar dela, trazê-la para casa...). Ainda não existe gordura em quantidade suficiente debaixo da pele que o mantenha quente fora da barriga da mãe. O seu bebé já está rosado, tem unhas, cabelos, sobrancelhas, bochechas e os olhos abertos (Ai, que fofa!). A maior parte da lanugem já caiu e a cabeça do bebé está posicionada de tal maneira que vai ser ela que vai começar a estimular o colo para o parto (Pelas minhas contas, já começou... gosta muito de dar cabeçadas...!). A medida dos pés a cabeça é de 45 cm e o peso de 2500 a 2600 g.

A futura mãe
Não deixe de praticar os exercícios, que já deve ter iniciado e, se ainda não o fez frequente, os cursos pré-natal. Já deve ter engordado entre 11 e 13 quilos ( e a ver se ficamos por aqui...). É provável que se sinta mais desconfortável e que esteja a ter alguma dificuldade em dormir (Sim! Muita mesmo.). Também pode acontecer que esteja a sentir-se cada vez mais ansiosa com o parto, o que pode causar alguma má disposição e irritabilidade (Sinto, mas não é só de agora...).

Conselho para esta semana
Certifique-se que comprou as coisas necessárias para o seu bebé: equipamento, roupas, carrinho para o carro, o berço e tudo o resto que ele vai necessitar, pelo menos, durante as primeiras semanas. (Tá tudo!)