sexta-feira, março 17, 2006

A minha princesa...

... faz hoje dois mesinhos!
Está tão linda, tão simpática, tão meiguinha... Linda mesmo!
Foram dois meses que, como já se sabe, passaram rápido. Foram os melhores da minha vida!

No entanto, sinto-me desanimada...
Hoje fomos á consulta do 2º mês da Beatriz.
Em todas as consultas eu vinha de lá "aos pulinhos" porque a minha filhota estava grande e gorda.
Desta vez não.
A Beatriz engordou 130 gr em 10 dias. 13 gr por dia. Antes era 30. Está com 4,780 Kg.
Fiquei triste, desanimada, preocupada, aflita, sei lá...
No entanto, subiu de percentil no comprimento, do 40 para o 60. Cresceu 5 cm num mês.
Não é mesmo nada mau... Está com 57,3 cm.
Ela continua no percentil 50 do peso, só que engordou tanto na primeira quinzena que eu pensei que se mantivesse assim. Se ela não tivesse sido medida a meio do mês nem tínhamos dado pela variação.
Confesso... eu acho que já sabia.
Antes, bastava ela estar umas 5 horas sem mamar que eu ficava com o peito num estado...Cheio, duro, dolorido.
E era um alívio quando ela mamava.
Nem precisava controlar de que peito ela tinha mamado antes porque havia sempre um muito mais cheio do que o outro.
E isso deixou de acontecer, ao ponto de eu não saber mesmo de qual ela tinha mamado da última vez. Ela começou a comer menos, a bolçar menos, e a pedir mais vezes.
Pensei que fosse uma fase. Talvez até seja, mas está a durar muito.
Mas só eu é que estou preocupada.
O médico disse que ela estava óptima, com muita genica e com grandes bochechas! As enfermeiras disseram o mesmo.
Claro que fiquei mais descansada... mas sinto que a culpa também pode ser minha. Não me tenho alimentado bem.
Não salto refeições, mas como não tenho muita fome, limito-me a almoçar e jantar. Podia comer uma fruta durante o dia ou qualquer outra coisa, mas sempre que me dá fome, bebo leite.
O consumo diário subiu para 2 litros. (É mau, eu sei!)
Ás vezes penso se não haverá por aí uns pensos para se colarem nos braços para diminuir a dependência de lactose.

Estou desanimada...
Morro de medo que o meu leite enfraqueça, ou acabe, ou sei lá...
Não quero deixar de amamentar tão cedo. Pelo menos até ela ter um ano, e em exclusivo até aos 6 meses. É bom para ela, e para mim é optimo! Aquele momento que é só nosso, tão único, tão íntimo. Não quero perdê-lo tão cedo. Não estou preparada.
Eu preciso desse momento com ela, dessa dependência mútua.

Depois desta noticia, vieram as vacinas.
Eu estava tensa, não só com a noticia do peso dela mas também com o que se seguiria. A Beatriz sentiu. Estava estranha, diferente, não tirava os olhos de mim.
Sentiu a primeira, não desviou o olhar de mim e não chorou.
Sentiu a segunda, tremeu o queixo, fez beicinho e chorou. Chorou muito.
Peguei-a ao colo, dei-lhe beijinhos, pedi-lhe desculpa. Se não fosse para o bem dela eu não deixava. Disse que a amava, que já tinha passado. Aconcheguei-a no meu pescoço. Mais beijinhos. Chorava ela, chorava eu...
Passados alguns segundos parou. Depois recomeçou. E depois parou de vez.
Não saiu do meu colo, não deixei de lhe dar beijinhos.
E aquele olhar... a maneira com que ela olhava para mim... "Como é que deixaste que me fizessem isto?", estava desconfiada, não sorria, gemia um bocadinho e fazia beicinho de vez em quando...
Aquele olhar...

Seguiu-se a consulta.
Tudo normal, tudo bem, felizmente!
Aos três meses leva a vacina da meningite.
Deram-me receita para comprar vitamina D3, e Benuron, para o caso de ela ter febre ou dores nas próximas 24 horas.

Vou-me alimentar melhor e fazê-la mamar um pouco mais, para aumentar a produção de leite.
Ela está linda, feliz. Está a dormir agora. A Beatriz está bem, é elegante, só isso!



Tem 2 meses a minha princesa! Está uma senhora!!

18 Comments:

Blogger Tulipa said...

Muitos parabéns para a Beatriz e para a Mamã!! Está muito bonita a tua menina. Acho a foto do canto sup dto uma doçura :-). Bjs e bom fim de semana

sexta-feira, 17 março, 2006  
Blogger Ruth said...

Bem a tua menina está linda! E aquele sorriso, tal como a edite adorei a foto do canto sup. direito! Muitos parabéns, tens razão para te sentires babada.
Beijocas e bom fim de semana
Ruth+Diogo

sexta-feira, 17 março, 2006  
Blogger Jolie said...

Minha querida, não te preocupes assim tanto com a diminuição no aumento de peso.

Eles não aumentam sempre a mesma coisa. E além disso, a relação peso/altura está óptima!

Confia em ti, no teu leite e na tua menina!

Vais ver que essa tua aflição não vai ter fundamento. A amamentação tem uma grande quota parte de psicológico, por isso é preciso que fiques confiante!

Se fosse a ligar a algumas pessoas e a períodos em que a Joana queria mama de hora a hora, tinha deixado de amamentar aos seus 3 meses de vida... assim já lá vão quase 30 e ela ainda gosta da sua maminha!

Beijos e parabéns pelos dois meses e por essa menina linda que nada tem de magrinha!!!

sexta-feira, 17 março, 2006  
Blogger Nita said...

PARABENS Princezinha!

Amiga, não fiques desanimada...A Bia está linda, e nota-se nas fotos que está gordinha...Acho que não te deves preocupar, o teu leite é óptimo e é so mesmo 1 fase, eu sei! :D Alimenta-te melhor, tb para teu bem!** Beijinhos grandes :D *** Bom fim e Semana **

sexta-feira, 17 março, 2006  
Blogger Sofia Macedo said...

Parabéns pelos dois meses, Beatriz e Ana!!!
Faz sempre bem escrevermos o que nos vai cá dentro. E, uma particularidade das mulheres é que, ao falarmos ou escrevermos o que sentimos, invariavelmente encontramos as respostas sozinhas. E assim foi contigo; o penúltimo parágrafo diz tudo. Não te vais "stressar", (isso só vos prejudica) vais-te alimentar melhor, (por muito que isso te custe) vais tentar aumentar a produção de leite e vais curtir a tua filha que, é verdade sim senhora, está cada vez mais linda!

Jinhos e bom fds,

Natacha

sexta-feira, 17 março, 2006  
Blogger Cláudia said...

Parabens Beatriz :)

Ana não te preocupes, o teu leitinho deve ser muito bom e ela tambem vai aumentar :)
Beijocas grandes e parabens à Beatriz e aos papás

sexta-feira, 17 março, 2006  
Blogger Carina said...

Amiga, lembra-te só de uma coisa; se eles crescem muito depressa, engordam menos e se eles engordam muito depressa, crescem menos, pelo que é natural que a tua menina tenha aumentado menos de peso. Quanto ao peito, o facto de não o sentires inchado, também pode se dever ao facto de o teu corpo já estar habituado ao horário de amamentação da Beatriz e assim produzir a média de leite que ela costuma beber... de qualquer forma, acho muito bem que te alimentes melhor! E nada de ficares desanimada, eles nem sempre aumentam de peso "como se não houvesse amanhã"! Tem dias! ;)

sábado, 18 março, 2006  
Blogger Rita_in_UK said...

Ola Ana,
Parabens pelos 2 meses da Beatriz! Ela esta' tao lindaaaa!
Passa depressa, nao e'?
Olha quanto ao crescimento dela, posso-te dizer q a Mia, q sempre foi percentil 25 de altura e 10 de peso (tambem e' elegante, nao sai 'a mae, o que hei-de fazer?), ela sempre que "da' um pulo" em altura fica mais magrinha. Depois "enche", engorda um bocadinho. E' sempre assim, ora uma coisa, ora outra, por isso nao deves ter razoes para alarme.
Quanto a amamentacao, nao tenho grandes dicas, porque nao consegui amamentar a Mia, mas ja' me estou a "armar" com livros sobre o assunto, porque este bebe' nao escapa! Acho que deve ser uma experiencia maravilhosa e desta vez nao a vou perder!
Bjinhs,
Rita

sábado, 18 março, 2006  
Blogger Raio de Sol said...

a Bia tá linda!!! não te preocupes agora com isso, se ela engordasse muito tb era mau! Ela está bem..o próprio pediatra o disse, é provável que tenha crescido um pouco e por isso tenha ficado elegante! Mas tens que moderar o Leite menina! até porque podes arranjar problemas por excesso de cálcio! em vez de leite quando te dá fome come uma peça de fruta ou uma barra de cereais, umas bolachas de água e sal, qualquer coisa só para matar a fome... Beijokas

sábado, 18 março, 2006  
Blogger Loira said...

Olá Ana! Olha, em 1º lugar quero dizer-te q, se o leite acabar, não é drama nenhum...
Eu raramente fico com as maminhas duras... e o leite tem chegado para o Zezinho. Como já te disseram, o teu corpo habitua-se aos horários dela e é normal que não haja excedente. Isto acontece-me várias vezes: ter normalmente as maminhas moles e, dps, esporadicamente, um ou dois dias andar com elas mais duras. Provavelmente o Zezinho estimula-as mais para ter mais leitinho. Dps, volta td ao mesmo.
Qto ao peso, estranho seria se ela não tivesse engordado ou tivesse emagrecido. Na semana em q o Zezinho engordou menos (foram cerca de 160 gr, acho eu) liguei ao pediatra dele... o gajo disse q era perfeitamente normal... eles não engordam smp a mesma coisa... as necessidades de se alimentarem tb não são smp as mesmas e, como ela deu um salto no comprimento, é natural que o peso tenha ficado para trás.
Posso estar enganada, mas acho que, se a Bia tivesse fome, não dormia 5 horas seguidas...
Epá, tu és mesmo viciada em leite!!!
Ela está linda!!! Parabéns pelos 2 meses!
bj* muito grande, anima-te e alimenta-te.
Loira e Zezinho

sábado, 18 março, 2006  
Blogger Loira said...

É verdade... se ficas mais descansada, pq não fazes como eu e pesas a Bia semanalmente na farmácia ou no centro de saúde? Faz assim, pesa-a uma vez com roupa e fralada limpa... na semana seguinte, voltas a pesá-la com a mesma quantidade de roupa e fralda limpa... e logo vês se ela está a engordar ou não.
bj*

sábado, 18 março, 2006  
Blogger Tita said...

ola,

Olha isso tb me aconteceu nessa altura ;) o Afonso nunca engordava muito, até tive uma noite que fiquei sem leite e no entanto consegui dar suplemento so aos 4 mesinhos ;)

Vais ver que corre bem jinhos

sábado, 18 março, 2006  
Blogger RB said...

a tua menina está optima, não penses assim!
tem meses que engordam mais outros menos, nada tem a ver com o leite, mas com o crescimento. e se não tivesse bem alimentada não crescia!
O médico disse que está boa!!!
e linda!

domingo, 19 março, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelos 2 mesinhos!
Olha, a tua menina cresceu muito e eles quando crescen costumam engordar menos.
Ela dorme 5 horas seguidas? Então não deve ter fome.
Aminha sempre mamou de duas em duas horas e é bem gordinha. E olha que apesar das papas e sopas ela prefere maminha.
Muita gente dizia que ela mamava de duas em duas horas é porque o leite não prestava, mas ela anda no percentil 90-95 de peso.
Bjs

domingo, 19 março, 2006  
Blogger Carla Santos Alves said...

Tá linda a Bia!

Olha não stresses com o leite!Alimenta-te bem e vais ver que o teu leite vai ser sempre bom!

Bjs

Carla

segunda-feira, 20 março, 2006  
Blogger Rita said...

Olá Ana,
antes de mais muitos parabéns pela Beatriz que está LINDA!
E não fiques assim, não te preocupes que ela está bem. É verdade que talvez te devas alimentar melhor. Eu tinha uma fome de leoa quando amamentava e consegui fazê-lo até aos 6 meses da Bia. Claro que com o regresso ao trabalho tudo mudou... MAs sabes, setiveres que lhe dar leite da lata não é nenhum crime, não lhe vai fazer mal a ela nem a ti. E continuas tu a dar-lhe o leite e continua a ser o vosso momento. Da primeira vez que o meu leite falhou (talvez por motivos de stress) tinha a Bia 3 meses. Fui comprar-lhe uma lata e fiquei muito triste por ter de ser assim. Mas depois o meu leite voltou em força e continuei a dar-lho. E mesmo que não voltasse não fazia mal. O importante é dares enquanto o tiveres! Se for preciso dá-lhe biberão depois da mamã para ela não estar a sempre a pedir.
Beijinhos e força que tu tens uma filha linda!

segunda-feira, 20 março, 2006  
Blogger a mãe dos miúdos said...

as fotos que colocaste estão lindas! ela é tão bonita...

acho que já toda a gente disse o que havia para dizer sobre a amamentação. acima de tudo tem calma e bebe muita água. ajuda sempre.

e confia em quem sabe: nos médicos. se ele disse que ela está bem é porque está. já pensaste que ela pode não ter engordado por ter crescido tanto? nesse caso o aumento de peso nota-se menos... e não te esqueças que o leite também passa por fases diferentes, provavelmente o teu está mais forte (daí o comer menos). quem dorme 5 horas é porque não tem fome :)

calma

beijos
sónia

segunda-feira, 20 março, 2006  
Blogger Diana Bento said...

Linda a tua princesa!

Beijocas.

terça-feira, 21 março, 2006  

Enviar um comentário

<< Home